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Ética

Código 13564
Ano 1
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária OT(15H)/TP(45H)
Área Científica Filosofia
Tipo de ensino Presencial
Objectivos de Aprendizagem Esta unidade curricular tem como objectivo fomentar a reflexão acerca das questões éticas associadas à prática jornalística e consciencializar para a importância da ética profissional, evidenciando o papel do jornalismo na formação geral e ético-moral dos indivíduos.
No final desta unidade curricular o estudante deve ser capaz de (i) explicar o papel e o valor da ética profissional; (ii) enunciar os principais conteúdos da deontologia jornalística; (iii) discutir os pressupostos e as implicações do código deontológico dos jornalistas; (iv) avaliar a prática jornalística à luz de princípios éticos e das normas deontológicas.
Conteúdos programáticos 1. Propedêutica
1.1. Circunscrição do conceito de ética
1.2. Tipologia ética

2. A ética no trabalho
2.1. As éticas aplicadas
2.2. Ética, direito e deontologia
2.3. Ética profissional: a ética nos profissionais dos media
2.4. Ética empresarial: o jornalismo numa lógica económica
2.5. Ética e jornalismo na web

3. Ética e deontologia no Jornalismo
3.1. O Código Deontológico como suporte normativo
3.2. Os conteúdos dos códigos deontológicos
3.3. Fragilidades e forças da deontologia
3.4. Dilemas éticos

Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Aulas teórico-práticas, com momentos expositivos, dialógicos, de análise de texto e de estudo de casos.

a) Um trabalho individual de análise de texto sobre um tópico dos pontos 1 e 2 do programa (40%). Terá apresentação oral;
b) Um trabalho individual de i) análise ética de um trabalho jornalístico (televisivo, impresso, radiofónico ou digital) que viole normas do código deontológico dos jornalistas portugueses e de ii) reformulação da notícia (40%);
c) Um trabalho de grupo de proposta de revisão do código deontológico (20%).

Prazos:
Entrega do trabalho individual a): 13 de abril
Entrega do trabalho individual b): 22 de maio
Entrega do trabalho de grupo c): 4 de junho
Bibliografia principal BLOWFIED M. & MURRAY A. (2008), Corporate responsibility: a critical introduction, Oxford: Oxford University Press.
CHOMSKY N. (2002), Media control, New York : Seven Stories Press.
CORNU, D. (1999), Jornalismo e verdade: para uma ética da informação, Lisboa, Instituto Piaget
CORTINA A. (2003), Razón pública y éticas aplicadas. Los caminos de la razón práctica en una sociedad pluralista, Madrid: Tecnos.
DAY J., DONG D. & ROBINS Q. (2001), “Public relations ethics. An overview and discussion of issues for the 21st century” in R. L. Heath (ed.), Handbook of public relations, CA: Thousand Oaks, pp. 403-409.
FITZPATRICK K & GAUTHIER C (2001), “Toward a professional responsibility theory of public relations ethics” in Journal of Mass Media Ethics, 16 (2&3
RICOEUR, P. (1990), Soi-même comme un autre, Paris, Éditions du Seuil
Língua Português
Data da última atualização: 2020-05-12
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