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Sociologia do Desporto

Código 13749
Ano 3
Semestre S2
Créditos ECTS 4
Carga Horária TP(30H)
Área Científica Sociologia
Tipo de ensino Obrigatório
Objectivos de Aprendizagem Compreender e interpretar a importância do desporto como um fenómeno social, bem como dos principais contributos positivos e negativos do desporto na Sociedade atual. • Demonstrar conhecimentos e capacidade de compreensão do deporto como fenómeno social e cultural, bem como sobre o papel do desporto no desenvolvimento social e económico e o seu o impacto na cultura e vice-versa • Demonstrar compreensão sobre o papel do desporto em processos de socialização • Identificar os efeitos sociais da participação dos jovens no desporto • Demonstrar capacidade de analisar o fenómeno da violência no desporto • Demonstrar capacidade de análise sobre a relação do género e da etnia com a prática desportiva • Demonstrar compreensão sobre a relação da economia, da política, da religião e da comunicação social com o desporto
Conteúdos programáticos 1. O desporto como fenómeno social; os conceitos «sociedade» e «social» 2. O desporto como fenómeno cultural; o conceito «cultura» e conceitos afins 3. Abordagem de histórica económica e social do desporto. 4. Estudos sociológicos sobre o desporto: alguns exemplos 5. O desporto na juventude 6. Violência e desporto 7. Género e desporto 8. Racismo e etnicidade no desporto 9. Economia e desporto 10. Política e desporto 11. Religião e desporto 12. Comunicação social e desporto 13. Identidades e desporto 13. Os benefícios sociais de participação no Desporto
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação A tipologia de aulas nesta UC é fundamentalmente de cariz teórico-prático, com exposição dos principais conteúdos pelo docente de forma a criar um debate sobre os assuntos tratados - pretende-se criar um ambiente de aprendizagem em que os alunos interajam com o professor, pelo que os conteúdos mais teóricos serão apresentados com recurso a exemplos práticos e concretos no âmbito das Ciências do Desporto. Neste sentido, privilegiar-se-á a exposição e discussão dos temas, incentivando-se a participação dos alunos, com a promoção de debates e de exposições por parte dos mesmos. Na apresentação dos temas há uma constante preocupação e usar ferramentas como vídeos, plataformas de discussão de temas, bases de dados com artigos/informações pertinentes sobre os temas em análise, entre outras. Procurar-se-á também um processo de ensino-aprendizagem explorativo, com análise e reflexão de bibliografia de apoio dos vários conteúdos abordados. Neste sentido, a avaliação da UC terá vários momentos.
Bibliografia principal Bodin, D. et al. (2001) Sports et violences. Paris: Chiron Éditeur. Cashmore, E.(1990) Making sense of sports. London: Routledge. Delaney, T, & Madigan, T. (2009) The sociology of sports: an introduction. Jefferson, NC: McFarland. Hargreaves, J.(1994) Sporting females, critical issues in the history and sociology of women's sports. London: Routledge. Hargreaves, J. (1998) Sport, Power and Culture (5). Cambridge: Polity Press. Marivoet, S. 2004 Aspectos sociológicos do desporto. Lisboa: Horizonte. Tiesler, Nina Clara 2012 Diabola: futebol e emigração portuguesa. Lisboa: Análise Social.
Língua Português
Data da última atualização: 2018-07-18
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