Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Engenharia Informática
  4. Projeto de Dissertação ou de Estágio em Eng. Informática

Projeto de Dissertação ou de Estágio em Eng. Informática

Código 14481
Ano 2
Semestre S1
Créditos ECTS 26
Carga Horária OT(30H)
Área Científica Informática
Objectivos de Aprendizagem Esta unidade curricular funciona com dois regimes distintos: os estudantes podem elaborar um projeto para a dissertação ou um projeto para o estágio.
No primeiro caso, o objetivo da unidade curricular consiste em dotar os estudantes de competências em metodologias de investigação científica e contribuir para a sua preparação para uma carreira científica ou académica em engenharia informática. No final da unidade curricular o estudante deve ser capaz de identificar a metodologia de investigação a utilizar no seu trabalho de investigação e elaborar uma revisão sobre o estado da arte na área da dissertação e elaborar o projeto da sua dissertação de mestrado.
No segundo caso, o objetivo da unidade curricular consiste em dotar os estudantes de competências direcionadas para o mercado de trabalho. No final, o estudante deve ser capaz de caracterizar uma empresa e o respetivo local de estágio e elaborar o projeto de estágio, onde descreve o problema e a abordagem para o resolver.
Conteúdos programáticos Projeto de dissertação: Integridade académica, códigos de ética e plágio. Introdução à investigação científica. Métodos de investigação científica. A escolha de um problema de investigação científica. A escolha de um orientador. A arte de revisão da literatura. Escrita de artigos científicos e de relatórios técnicos. Apresentação oral de artigos e relatórios. Projeto de estágio: A ética no mercado de trabalho. Integração em equipas de trabalho. Espírito crítico e sentido de autonomia. Proatividade e criatividade. Persistência e solidariedade. Capacidade de liderança e de comunicação.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Projeto de dissertação ou de estágio é elaborado sob a orientação de um docente do Departamento que fará reuniões de trabalho com o estudante com a frequência que for adequada, em coordenação com o docente responsável pela unidades curricular.
A avaliação do projeto de dissertação ou de estágio é feita através de provas públicas perante um júri constituído pelo orientador, pelo presidente e por um arguente, nomeado pela Comissão Científica de Curso.
Bibliografia principal Artigos científicos de acordo com o objecto de estudo, disponibilizados através da biblioteca do conhecimento online (B-On) subscrita pelos Serviços de Documentação – Biblioteca da Universidade da Beira Interior. Artigos e documentos online disponibilizados pelo docente ou pelo orientador.
Scientific articles according to the object of study, made available by the online knowledge library (B-On) subscribed by the Documentation Services - Library of the University of Beira Interior. Articles and online documents made available by the instructor or by the supervisor.
Língua Português
Data da última atualização: 2023-10-23
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.