Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Engenharia Informática
  4. Dispositivos de Segurança Embutidos

Dispositivos de Segurança Embutidos

Código 14508
Ano 1
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária OT(15H)
Área Científica Informática
Tipo de ensino Presencial.
Estágios Não aplicável.
Objectivos de Aprendizagem Esta Unidade Curricular tem como objetivos introduzir conceitos de desenvolvimento de software e estudar os mecanismos da segurança para dispositivos embutidos de segurança tais como Smart Cards em ambientes diversos como nas telecomunicações e áreas aplicativos como Comercio e Identificação eletrónica e módulos de processamento de confiança. Tem também como objetivos estudar vulnerabilidades de segurança neste tipo de dispositivos e obter experiência na análise e implementação de protocolos usados em aplicações em áreas diversas como nas telecomunicações e Sistemas de pagamento eletrónicos e Identificação Eletrónica (E-ID) e Passaportes.
Conteúdos programáticos Introdução a dispositivos de segurança: telecomunicações móveis SIM e USIM, cartões inteligentes, Cartões para Telecomunicações, Trusted Platform Module, Tokens de segurança.
Ambiente de Produção e Sistemas Operativos para Smart Cards.
Normas de Segurança: FIPS e Common Criteria.
Transmissão de Dados e Comandos para Smart Cards.
Aplicações dos Dispositivos Embutidos de Segurança, Sistemas de pagamento electrónicos e Identificação Electrónica (E-ID) e Passaportes.
Segurança para Smart Cards Introdução a plataformas de processamento de confiança (TPM). Desenvolvimento de Applets para Java Cards.
Desenvolvimento de Middlewares e Aplicativos para Java Cards.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Elaboração de um trabalho prático mais um relatório detalhado incluindo revisão da literatura e breve discussão.
Bibliografia principal Smart Card Applications: Design models for using and programming smart cards Wolfgang Rankl, Kenneth Cox ISBN: 978-0-470-05882-4, 2007
Java on Smart Cards:Programming and Security, Isabelle Attali, Thomas Jensen ISBN: 978-3-540-42167-2
Java Card Technology for Smart Cards, Zhiqun Chen, Addison-Wesley Professional, 2000, ISBN: 0-201-70329-7
Smart Cards, Tokens, Security and Applications, Keith Mayes, Markantonakis, Konstantinos, Springer; 2008 eISBN-10: 0387721975
Língua Português
Data da última atualização: 2022-11-11
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.