Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Engenharia Eletromecânica
  4. Sistemas e Órgãos Mecânicos

Sistemas e Órgãos Mecânicos

Código 15283
Ano 2
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária T(30H)/TP(30H)
Área Científica Mecânica e Termodinâmica
Tipo de ensino Presencial
Estágios Não Aplicável
Objectivos de Aprendizagem Nesta UC pretende-se que o aluno adquira conhecimentos ao nível do projecto de máquinas, mecanismos e orgãos mecânicos utilizados na indústria e serviços, adquira atitude de síntese dos conhecimentos e desenvolva e complemente esses conhecimentos na aplicação de componentes mecânicos.

Aquisição de competências ao nível dos conceitos fundamentais sobre a teoria, funcionamento e aplicações de um conjunto de componentes mecânicos utilizados nas aplicações industriais e serviços.
Capacidade de usar o conhecimento fundamental complementado com novas aproximações e teorias para investigar e resolver problemas tecnológicos com técnicas atuais.
Aquisição de competências que conferem a capacidade de selecionar, desenvolver, conceber e projetar órgãos mecânicos, mecanismos e máquinas.
Capacidade de aplicar conhecimentos, integrando-os:
- na resolução de questões mais rotineiras ou mais excepcionais;
- no desenvolvimento de soluções (formulando hipóteses e testando-as).
Conteúdos programáticos 1– Transmissão de potência por elementos flexíveis: Dimensionamento de correntes e correias. 2– Transmissão de potência por engrenagens: Dentado; Propriedades da evolvente; Tipos de engrenagens; Esforços nos dentes; Dimensionamento da largura; Correção de dentado. 3– Travões: Introdução; Classificação; Parâmetros de desempenho; Análise dinâmica; Energia dissipada durante a variação de velocidade. 4– Uniões veio-veio: Acoplamentos rígidos, articulados e de engate; Embraiagens. 5– Volantes de inércia: Variação de energia em um sistema em rotação; Determinação da inércia do volante; Tensões no volante.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação A metodologia de ensino nesta UC passa por um lado, pela exposição de conteúdos teóricos, abordados nas aulas teóricas, com apoio de recursos audiovisuais que são disponibilizados aos alunos através do Moodle. Por outro lado, nas aulas teórico práticas, são realizados exercícios relativos à matéria teórica, aplicado a exemplos concretos de dimensionamento de órgãos de máquinas. Os exercícios são também disponibilizados aos alunos através do Moodle. Em paralelo a estas atividades, os alunos são convidados a projetar um mecanismo/dispositivo onde devem aplicar os cálculos de dimensionamento abordados nas aulas teóricas e teórico-práticas, começando por identificar os requisitos de entrada com base nos quais se identificam os diversos componentes e se calculam as suas dimensões.
Assim, os alunos serão avaliados através de testes parciais e um trabalho prático de projeto onde irá desenvolver um mecanismo usando a teoria ensinada em sala de aula.
Bibliografia principal 1. Bibliografia principal:
Aurélio Reis: "Apontamentos de Órgãos de Máquinas".
Joseph E. Shigley, Charles R. Mischke, Richard G. Budynas: "Mechanical Engineering Design", Mc Graw-Hill.
C. Moura Branco, J. Martins Ferreira, J. Domingues da Costa, A. Silva Ribeiro: "Projecto de Órgãos de Máquinas", Fundação Calouste Gulbenkian.
G. Henriot: "Traité Théorique et Pratique des Engrenages", Dunod.
2. Bibliografia complementar
Robert C. Juvinall, Kurt M. Marshek: "Fundamentals of Machine Component Design", John Wiley & Sons, Inc.
- "DUBBEL – Handbook of Mechanical Engineering", Springer-Verlag.
Gustav Niemann: "Elementos de Máquinas, Vol. I, II e III", Edgar Blucher Ltda.
Robert L. Norton: "Projeto de Máquinas - Uma abordagem integrada", Artmed Editora S.A.
Língua Português
Data da última atualização: 2023-10-11
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.