Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Biotecnologia
  4. Bioestatística

Bioestatística

Código 15854
Ano 2
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária TP(60H)
Área Científica Matemática
Tipo de ensino Presencial
Estágios Não aplicável
Objectivos de Aprendizagem Obter conhecimentos básicos de Probabilidade e Estatística, indispensáveis à aprendizagem futura de conceitos mais avançados que surjam no percurso de formação académica e/ou profissional. Seleccionar e aplicar métodos estatísticos apropriados para tirar conclusões sob incerteza em Engenharia. No final da unidade curricular o estudante deve ser capaz de aplicar conceitos de Probabilidade e Estatística na resolução de problemas de engenharia. Interpretar de forma crítica os resultados obtidos e comunicar com rigor temas que envolvam conceitos de Probabilidade e Estatística.
Conteúdos programáticos
1 Noções básicas de Probabilidade
1.1 Experiência aleatória, espaço de resultados e acontecimentos
1.2 Definição clássica de probabilidade
1.3 Definição axiomática de probabilidade e suas consequências
1.4 Probabilidade condicionada e independência de acontecimentos
2 Variáveis aleatórias reais e distribuições de probabilidade
2.1 Variáveis aleatórias reais discretas e contínuas
2.2 Momentos de uma distribuição
2.4 Caracterização de algumas distribuições de probabilidade discretas e contínuas
2.5 Teorema Limite Central e suas aplicações
3 Introdução à inferência estatística
3.1 Estimação pontual e propriedades dos estimadores
3.2 Intervalos de confiança
3.3 Testes de hipóteses paramétricos e não paramétricos
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação A dispensa de exame final é concedida quando a classificação final de ensino-aprendizagem for igual ou superior a 9,5 valores e a assiduidade superior a 50%.

A classificação de "FREQUÊNCIA'" é concedida quando a classificação final de ensino-aprendizagem for superior ou igual a 4 valores e inferior a 9,5 valores.
Bibliografia principal A. Applied statistics and probability for engineers, 5th Edt, Montgomery, D. e Runger, G., John Wiley & Sons, 2011. Cota: MD-14-00531
B. Introduction to probability and statistics for engineers and scientists, Ross, S., Amsterdam Elsevier, 2009. Cota: F-1.8-01370 (CD)
C. Introdução à probabilidade e à estatística, 4ª Ed., Pestana, D. e Velosa, S., Fundação Calouste Gulbenkian, 2010. Cota: I-0.0-00025
D. Introdução à estatística. Murteira, B., Ribeiro, C., Silva, J.A. e Pimenta, C. Escolar Editora, 2010. Cota: EC-1.0-00135
Língua Português
Data da última atualização: 2023-10-12
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.