Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Química Industrial
  4. Química Inorgânica

Química Inorgânica

Código 15972
Ano 1
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária PL(30H)/T(30H)
Área Científica Química
Objectivos de Aprendizagem Esta unidade curricular, para além de transmitir aos alunos as bases da Química Inorgânica, tem como objetivo ensinar as propriedades de compostos iónicos e de coordenação quantificar as suas energias de formação e interpretar diagramas de Latimer, Frost, Pourbaix e Ellingham
Conteúdos programáticos Introdução à Química Quântica: equação de Shorödinger (Funções radiais e angulares) Propriedades dos elementos da Tabela Periódica: Carga nuclear efectiva (regras de Slater e de Raimondi/Clementi), Electronegatividades de Pauling, Mulliken e Allred Rochow Compostos iónicos: relação entre rc/ra e nº de coordenação. Energia reticular: equações de Born-Landé e de Kapustinskii. Diagramas de Latimer, Frost, Pourbaix e Ellingham Hidrogénio. Hidretos Oxigénio. Óxidos. Oxoácidos Compostos de coordenação: complexos clássicos e organometálicos. Teoria do Campo Cristalino Geometria octaédrica, tetraédrica, tetragonal e quadrangular. Efeito de Jahn-Teller. Energia de estabilização do campo cristalino. Coloração e propriedades magnéticas dos complexos (nº total de spin). Estabilidade e regra dos 18 electrões.

Prática – Comparar as propriedades dos metais dos grupos I, II e III com as dos metais de transição. Síntese de compostos de coordenação, sua caracterização e cálculo de rendimento
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação A transmissão dos conteúdos programáticos é fundamentalmente de carácter expositivo. No entanto, pretende-se também que haja lugar para a colocação de questões, conduzindo ao diálogo em grupo. A parte laboratorial consiste na execução de trabalhos em grupo: exercícios, experiências laboratoriais e relatórios. Estas modalidades estão associadas aos conteúdos da unidade curricular e permitem ao aluno responsabilizar-se e socializar-se.
O aluno é avaliado através de 2 provas escritas.
Nota teórica (70%), nota prática (30%) relativa aos trabalhos laboratoriais e relatórios em grupo e a 2 testes práticos, havendo obrigatoriedade de ter nota mínima de 10 a ambas as componentes.
A parte prática terá uma componente de 60% relativa aos laboratórios/relatórios e 40% dos testes práticos. Nas aulas práticas é obrigatória uma assiduidade de 100%.
Por exame a nota final=0.7*E+0.3*P, quando ambas maior ou igual a 10
Bibliografia principal - Química Inorgânica Básica, Ana M. V. Cavaleiro, Universidade de Aveiro
- Inorganic Chemistry by: Shriver, Atkins and Langford.
- Inorganic Chemistry by: Huheey.
Língua Português
Data da última atualização: 2024-03-02
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.