Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Química Industrial
  4. Práticas Industriais

Práticas Industriais

Código 16015
Ano 3
Semestre S1
Créditos ECTS 2
Carga Horária O (20H)/TP(10H)
Área Científica Química Industrial
Objectivos de Aprendizagem Conhecer as principais atividades dos profissionais da Química Industrial; elucidar os estudantes sobre as atividades da profissão e o contributo do Químico Industrial na resposta aos desafios da sociedade em diferentes áreas.
Complementar e fomentar a integração de conhecimentos adquiridos pelos estudantes nas unidades curriculares anteriores através da realização de visitas de estudo a empresas/unidades industriais.
Adquirir o conhecimento básico sobre a problemática da produção industrial de compostos químicos, incluindo os diferentes processos químicos industriais, o seu controle e otimização.

Conteúdos programáticos O papel do químico industrial: onde pode o químico industrial intervir na indústria química?
Indústrias químicas fundamentais. Processos químicos industriais. Matérias-primas. Recursos energéticos. Impacto ambiental
Procedimentos analíticos utilizados no controlo dos processos produtivos e de qualidade dos produtos.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Seminários/palestras (presenciais ou online) sobre temas e perspetivas de carreira em Química Industrial, com a participação preferencial de Alumnis. Visitas de estudo a empresas industriais para que os alunos tomem contacto com os processos, equipamentos e instrumentos de controlo industriais, e com a utilização de metodologias de controlo na indústria química Análise “SWOT” (pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças) das indústrias visitadas, relativamente aos processos desenvolvidos, ao impacto ambiental e sustentabilidade dos ciclos de utilização de matérias-primas, água e energia, estabelecendo e descrevendo as oportunidades para reutilização, redução e recirculação. A avaliação será composta por: - Breve resumo sobre 2 das palestras, onde deverá ser destacado o papel do químico industrial - 20% - Elaboração da análise SWOT (em grupos de 2 estudantes) - 80%
Bibliografia principal C. Simmons, A Modern Approach to Industrial Chemistry. NY Research Pres, 2019
Língua Português
Data da última atualização: 2024-01-10
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.