Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Química Industrial
  4. Informática em Química

Informática em Química

Código 16021
Ano 3
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária T(30H)/TP(30H)
Área Científica Química
Objectivos de Aprendizagem Esta UC serve de apoio para outras UCs, ministradas neste curso, nomeadamente, no que diz respeito ao tratamento e expressão rigorosa de resultados experimentais, à compreensão e visualização 3D de estruturas moleculares e à optimização de processos químicos por simulação. Aprender a utilizar software de design gráfico para visualizar a geometria molecular 3D e compreender as propriedades moleculares. Aprender a expressar e a tratar rigorosamente os dados experimentais. Aprender a utilizar a simulação computacional na optimização e desenvolvimento de processos físico-químicos. Conhecer as fontes de informação mais relevantes no âmbito da Química e saber recolher informação sobre temas na área da química a partir destas fontes, através da consulta em bases de dados disponíveis na Internet.
Conteúdos programáticos 1-Design de estruturas moleculares Software de design gráfico molecular Cálculo de estruturas moleculares 2D e 3D com Modelos de Ligação Química Aplicações do design gráfico molecular computacional 2-Tratamento de dados químicos Expressão de medidas experimentais Análise e tratamento de erros Métodos gráficos para tratamento de resultados Análise de regressão e ajuste de curvas 3-Simulação e optimização computacional Simulação computacional aplicada a cálculos químicos Simulação de curvas de titulação Outras aplicações da simulação computacional a processos químicos 4-Sistemas de gestão de conhecimento A Internet como recurso válido na pesquisa científica. Consulta e gestão de bases de dados na área da Química Procura on-line de software actualizado para cálculos químicos Aplicações práticas da navegação on-line
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação A UC funcionará semanalmente com aulas teóricas (T) de 2 horas e aulas teórico práticas (TP) de 2 horas. Nas aulas T (30 horas) será estudada a sintaxe do software e consulta da literatura proposta. Nas aulas TP (30 horas) serão trabalhadas 6 atividades (A) para aplicação do software e consulta de literatura on-line. Avaliação Os alunos serão avaliados com uma nota 0-20 val: 1 - Presença nas aulas (P) (nota P presença em todas as aulas T e TP: PA=0-2 val) 2 - Atividades (A): (nota A=0-4 val) 3 - Apresentações orais (AO): (nota AO=0-4 valores) 4 - Resolução de 2 testes de avaliação contínua (TAC): (nota TAC=0-10 val) Classificação Final Avaliação Contínua (AC): (nota AC=P+AO+A+0,5(TAC1+TAC2)) Avaliação por Exame (AE): (nota AE=P+AO+A+EF) Aluno Admitido: realizar todas as A e AO e AC>=5,5 val Aluno aprovado: realizar todas as A e AO e AC>= 9,5 val
Bibliografia principal Bibliografia Geral P. W. Atkins, Physical Chemistry, 11ª ed, Oxford, England, (2017) J. A. M. Simões, e outros, “Guia do laboratório de Química e Bioquímica”, Lidel, 3ª Edição, (2017) T. W. Graham Solomons, “Química Orgânica”, Vol. 1 e 2, 12ª ed., LTC Livros Técnicos e Científicos Editora S. A.: Rio de Janeiro, (2018) Bibliografia específica G. H. Grant, W. G. Richards "Computational Chemistry" Oxford (1995) A. R. Leach "Molecular Modelling Principles and Applications" Addison Wesley Longman (1996) F. Jensen "Introduction to Computational Chemistry", 3rd ed., John Wiley & Sons (2017) N. H. Morgon, “Computação em Química Teórica: Informações Técnicas”, Química Nova (2001) A. M. Ramalho, M. J. M. Curto “ Fontes de Informação em Ciência e Tecnologia: Química e Tecnologia Química”, LNETI, Lisboa, (1986)
Língua Português
Data da última atualização: 2022-08-01
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.