Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Marketing
  4. Organização de Empresas

Organização de Empresas

Código 5779
Ano 1
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária TP(60H)
Área Científica Gestão
Tipo de ensino Presencial
Estágios n.a.
Objectivos de Aprendizagem Esta Unidade Curricular tem como objectivo fazer uma introdução ao estudo das organizações, de modo a que os alunos de Marketing percebam como as empresas se organizam internamente e de que forma estas influenciam ou são influenciadas por outras organizações, atendendo a que não são sistemas fechados e que interagem com o meio envolvente que as rodeia.
No final da Unidade Curricular o estudante deve ser capaz de i) explicar o conceito de empresa, as características inerentes a objectivos bem definidos, os principais recursos e capacidades da empresa, as implicações decorrentes da empresa interagir com o seu meio envolvente, bem como os principais factores de competitividade relativamente aos quais as empresas devem prestar especial atenção, ii) caracterizar uma empresa, do ponto de vista jurídico, sectorial, da sua organização, estrutura e funções, entre outros aspectos e iii) identificar e descrever as principais etapas inerentes ao processo de criação de uma organização
Conteúdos programáticos 1. A Gestão nas organizações
2. A Empresa Enquanto Organização
3. Criação da Empresa
4. Caracterização geral de uma empresa
5. Organização, Estrutura e Funções da Empresa
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação No processo de avaliação Ensino/Aprendizagem são considerados os seguintes elementos:
1 – 1ª Frequência: 45%
2 – 2ª Frequência: 45%
3 – Trabalho em sala de aula: 10%.

Serão dispensados de exame os alunos que obtenham uma Classificação de Ensino Aprendizagem mínima de 10 valores. No sentido de lhes ser atribuída frequência e portanto poderem ter acesso aos exames, os alunos deverão obter uma Classificação de Ensino Aprendizagem mínima de 6 valores.
Bibliografia principal ANJE (1997): “Manual da Apoio à criação de Empresas”, Edição da Associação Nacional de Jovens Empresários.
Baranger, P. (1993). “Gestão”, Edições Silabo - ISBN: 9789726180890
Cardoso, L. (1998). “Gestão Estratégica das Organizações - Ao Encontro do 3º Milénio”, Verbo (Coleção: Gestão) - ISBN: 9789722216807.
Carvalho, J.E. (2009). “Gestão de Empresas - Princípios Fundamentais: O futuro da gestão é a gestão do futuro”, Edições Silabo - ISBN: 9789726185550.
Costa, H. (2010). “Criação & Gestão de Micro-Empresas & Pequenos Negócios”, 9ª Edição Actualizada, Lidel (Coleção: Manual Prático Lidel) - ISBN: 9789727576777.
Donnelly, J., Gibson, J. e Ivancevich, J. (2000): “Administração: Princípios de Gestão Empresarial”, 10ª Edição, McGraw-Hill - ISBN: 9789727730377.
Firmino, M.B. (2010). “Gestão das Organizações: Conceitos e tendências actuais”, 4ª Edição, Escolar Editora - ISBN: 9789725922873.
Freire, A. (2008): “Estratégia – Sucesso em Portugal”, Verbo - ISBN: 9789722218290.
Lisboa, J., Almeida, F., Coelho, F. e Coelho, A. (2011). Introdução à Gestão de Organizações, 3ª Edição, Vida Económica - ISBN: 9789727883974.
Lopes, L.F. (2007). “Sucesso.pt: Casos de excelência em português”, Booknomics - ISBN: 9789898020062.
Mintzberg, H. (2010). “Estrutura e Dinâmica das Organizações”, Dom Quixote (Coleção: Economia & Empresa) - ISBN: 9789722040006.
Pinto, C.A.M., Rodrigues, J.A.M.S., Rodrigues, R.B., Moreira, M.A.D. e Melo, L.T. (2006). Fundamentos de Gestão, 3ª Edição Actualizada, Editorial Presença (Coleção: Fundamentos) - ISBN: 9789722336543.
Shepherd, D.A., Hisrich, R.D. e Peters, M.P. (2005). “Entrepreneurship – Empreendedores”, McGraw-Hill - ISBN: 9788448198398 [Idioma: Espanhol].
Silva, Maria José (2007): “Inovação e Empreendedorismo” in Manual de Dinamização de Empresas de Base Tecnológica (Eds.) M. Raposo, M.J. Silva & R. Rodrigues, Universidade da Beira Interior, Covilhã pp. 23-41. ISBN: 978-972-8790-17-6.
Strickland III, A.J., Thompson Jr., A.A. e Gamble, J.E. (2008). “Administração estratégica”, 15ª Edição, McGraw-Hill - ISBN: 9788586804908 (Idioma: Português do Brasil).
Teixeira S. (2011). “Gestão Estratégica”, Escolar Editora - ISBN: 9789725923009.
Teixeira, S. (2010). “Gestão das Organizações”, 2ª Edição, Verlag Dashöfer Portugal - ISBN: 9789896420826. > ANJE (1997): “Manual da Apoio à criação de Empresas”, Edição da Associação Nacional de Jovens Empresários.
Língua Português
Data da última atualização: 2014-08-07
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.