Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Filosofia
  4. Epistemologia

Epistemologia

Código 5927
Ano 1
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária OT(15H)/TP(45H)
Área Científica Filosofia
Tipo de ensino presencial
Estágios Não se aplica.
Objetivos Gerais e Resultados de Aprendizagem - Introdução aos principais conceitos de epistemologia
- Compreensão das etapas mais gerais da evolução histórico-filosófica da Epistemologia
- Demarcação da actividade científica, bem como seu alcance e limites, da para-ciência e outras manifestações de cultura.
No final da Unidade Curricular o estudante deve ser capaz de…
• Básicas – Identificar temas gerais e questões de epistemologia;
• Científicas – Compreender teoricamente os aspectos nucleares do debate epistemológico;
• Operacionais – Saber importar contexto epistemológico para tópicos de investigação concreta;
• Transversais – Relacionamento com os outros, liderar e comunicar, mobilizar recursos, saber aproveitar oportunidades com base em atitudes comportamentais activas, moralmente saudáveis e com ética, expondo-se à crítica dos seus pares, respeitando-os.
Conteúdos / Programa
1. O que é a Epistemologia?
2. O que é o conhecimento? Conhecimento como crença verdadeira e justificada. Tipos de conhecimento.
3. O que é verdade? Teorias da justificação da verdade
4. A estrutura lógica da explicação. Tipos de explicação.
5. Determinismo e causalidade. O que é uma lei científica?
6. A Ciência no pensamento grego antigo.
7. A Epistemologia e o advento da ciência moderna
8. Critério de demarcação de Popper para o conhecimento científico; a sua recepção por T. Kuhn e I. Lakatos.
9. Observações sobre a distinção epistemológica entre ciências naturais e humanas.
10. Descrição de alguns problemas epistemológicos específicos às ciências sociais, artes e humanidades.
Bibliografia / Fontes de Informação
AMSTERDAMSKY, S. (Ed.), Enc. Einaudi – Explicação (vol. 33, Ed. Port.). (Lisboa: IN-CM, 1996)
BLANCHÉ, R. A Epistemologia. (Lisboa: Presença, 1975)
BERNECKER, S., PRITCHARD, D. (Eds.), The Routledge Companion to Epistemology. (NY/OX: Routledge, 2011)
CARRILHO, M. M. (Ed.). Epistemologia: Posições e Críticas. (Lisboa: F.C.G., 1991)
DANCY, J., SOSA, E., STEUP, M. (Eds.), A Companion to Epistemology. (Malden, MA: Wiley-Blackwell, 2010)
GIL, F. (Org.), A Ciência Tal Qual se Faz. (Lisboa: Sá da Costa, 1999)
Actividades de Ensino-Aprendizagem e Metodologias Pedagógicas As aulas teóricas consubstanciar-se-ão, principalmente, na exposição oral e através de meio multimédia (diapositivos powerpoint), e interactivos (internet), dos conteúdos da UC. Adoptar-se-á uma metodologia de actuação pedagógico-didáctica predominante de exposição/discussão. A exposição das temáticas será dirigida de modo a permitir o debate crítico. Para tal, estimular-se-á a interpelação e a orientação de debates/discussão, conduzindo os alunos à operacionalização dos conceitos, à colocação de problemas e à elaboração de hipóteses no âmbito de cada tema.
Língua Português

Curso

Filosofia
Data da última atualização: 2014-08-07
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.