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Filosofia Antiga II

Código 5931
Ano 1
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária OT(15H)/TP(45H)
Área Científica Filosofia
Pré-requisitos Não há pré-requisitos específicos para esta Unidade Curricular, a não ser os que decorrem dos requisitos de admissão estipulados para o Ciclo de Estudos.
Tipo de ensino Ensino teórico-prático presencial e observação tutórica
Estágios Não há indicações específicas para esta Unidade Curricular, exceto aquelas que decorrem da informação disponível no Ciclo de Estudos.
Objetivos Gerais e Resultados de Aprendizagem Reflectir sobre a filosofia no período do helenismo greco-romano à luz dos seus questionamentos e sistematizações
Situar a diversidade de figuras, escolas e correntes helenísticas nos seus múltiplos contextos culturais
Acentuar a relevância e perdurabilidade da filosofia helenística na actualidade 1. Ser capaz de produzir juízos fundamentados na complexidade da transição filosófica entre a cultura grega e a romana;
2. Ser capaz de identificar e de pesquisar bibliografia específica sobre temas da filosofia helenística;
3. Ser capaz de, em contexto de observação tutórica, redigir quinzenalmente um relatório de duas páginas sobre cada um dos textos de leitura obrigatória;
4. Ser capaz de expor com rigor académico os resultados de uma investigação elaborada em torno de um tópico do programa.
Conteúdos / Programa 1. EPICURISMO: a Filosofia natural; a Gnosiologia; a Acção
2. ESTOICISMO: a Física; a Lógica; a Ética
3. CEPTICISMO: o Pirronismo; o Neo-cepticismo
Bibliografia / Fontes de Informação ÉPICURE, Lettres et maximes, Paris: PUF, 2005
SENECA, Epistles, Cambridge, Mass.: Harvard University Press, 1996-2001
BURNYEAT Myles (ed.), ORIGINAL SCEPTICS: A CONTROVERSY, Indianapolis: Hackett, 1997
HADOT Pierre, Philosophie comme manière de vivre, Paris: Albin Michel, 2001
Actividades de Ensino-Aprendizagem e Metodologias Pedagógicas 1. Aulas de componente expositiva, com espaço para esclarecimento pontual de dúvidas e intervenções pertinentes sobre o ponto programático em foco;
2. Orientação tutorial do estudo com a finalidade de aferir do grau de assimilação da matéria leccionada, mediante a elaboração quinzenal de relatórios de estudo sobre as obras que compõem a bibliografia apontada como de leitura obrigatória; acompanhamento personalizado de um trabalho de investigação.
Língua Português

Curso

Filosofia
Data da última atualização: 2014-08-07
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