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Filosofia Medieval II

Código 5938
Ano 2
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária OT(15H)/TP(45H)
Área Científica Filosofia
Pré-requisitos Não há pré-requisitos específicos para esta Unidade Curricular, a não ser os que decorrem dos requisitos de admissão estipulados para o Ciclo de Estudos.
Tipo de ensino Ensino teórico-prático presencial e observação tutórica
Estágios Não há indicações específicas para esta Unidade Curricular, exceto aquelas que decorrem da informação disponível no Ciclo de Estudos.
Objetivos Gerais e Resultados de Aprendizagem Situar Agostinho na mediação entre a Antiguidade e a Idade Média;
Identificar os temas fundamentais da filosofia de Agostinho e da sua evolução intelectual;
Explicitar marcas agostinianas no pensamento e na cultura ocidentais. 1. Ser capaz de produzir juízos fundamentados na complexidade da transição filosófica entre o neoplatonismo e o cristianismo;
2. Ser capaz de identificar e de pesquisar bibliografia específica sobre temas do pensamento agostiniano;
3. Ser capaz de, em contexto de observação tutórica, redigir quinzenalmente um relatório de duas páginas sobre cada um dos textos de leitura obrigatória;
4. Ser capaz de expor com rigor académico os resultados de uma investigação elaborada em torno de um tópico do programa.
Conteúdos / Programa 1. Entre a tentação e a refutação do maniqueísmo
2. O dualismo ontológico substancial
3. Adesão e refutação do cepticismo académico
4. Do absoluto do conhecimento ao conhecimento do Absoluto
5. Fé e razão: crede ut intelligas, intellige ut credas
6. Fenomenologia da existência crente
7. Da memoria sui à memoria Dei
8. A centralidade de Confissões X
Bibliografia / Fontes de Informação AUGUSTINUS, De Natura boni, Porto: Fundação Eng. António de Almeida, 1992
AUGUSTINUS,Contra Academicos, Madrid: BAC, 1947
AUGUSTINUS,De utilitate credendi, Madrid, BAC, 1956
AUGUSTINUS,Confessiones, Lisboa: IN-CM, 2000
PEGUEROLES Juan, El pensamiento filosófico de san Agustín, Barcelona: Editorial Labor, 1972
Actividades de Ensino-Aprendizagem e Metodologias Pedagógicas 1. Aulas de componente expositiva, com espaço para esclarecimento pontual de dúvidas e intervenções pertinentes sobre o ponto programático em foco;
2. Orientação tutorial do estudo com a finalidade de aferir do grau de assimilação da matéria leccionada, mediante a elaboração quinzenal de relatórios de estudo sobre as obras que compõem a bibliografia apontada como de leitura obrigatória; acompanhamento personalizado de um trabalho de investigação.
Língua Português

Curso

Filosofia
Data da última atualização: 2014-08-07
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