Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Filosofia
  4. Filosofia Moderna I

Filosofia Moderna I

Código 5939
Ano 2
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária OT(15H)/TP(45H)
Área Científica Filosofia
Tipo de ensino Teórico-prático.
Estágios Não tem.
Objetivos Gerais e Resultados de Aprendizagem Esta Unidade Curricular tem como objectivo fazer uma introdução geral ao estudo da filosofia do período moderno, propriamente definido como tal. No final desta Unidade Curricular o estudante deve ser capaz de explicar a especificidade da filosofia moderna, as suas principais correntes e linhas de força, as suas figuras e obras mais destacadas, analisar com proficiência textos destas e articular os conhecimentos deste período com os dos demais da História da Filosofia.


Conteúdos / Programa I - Introdução: Modernidade, protomodernidade e cepticismo
II- Filosofia Moderna e cepticismo: Da revivescência do cepticismo antigo à clivagem cartesiana
a- o neopirronismo de Montaigne
b- o fenomenismo zetético de Sanches
c- Descartes e a tradição anticéptica
III-Cepticismo, Anticepticismo, Descrença e Fé
a- Espinosa
b- Pascal
c- Berkeley
IV-Empirismo e moderação
a- Locke
b- Hume
V- Kant e a modernidade : cepticismo e criticismo
VI- Conclusão
Bibliografia / Fontes de Informação 1. Nadler, Steve, A Companion to Early Modern Philosophy, London, Blackwell, 2002
Romão, R. B., Caminhos da Dúvida, Lisboa, Vendaval, 2010
2. Descartes, Meditações sobre a Filosofia Primeira, Coimbra, Almedina, 1992.
Espinosa, B., Tratado da Reforma do Entendimento, Lx., ed.70; Ética, Coimbra, Atlântida, 1955.
Locke, John, Ensaio sobre o Entendimento Humano, Lisboa, FCG, 1998
Berkeley, George, Tratado sobre os Princípios do Conhecimento Humano, Coimbra, Almedina, 1960
Hume, David, Investigação sobre o entendimento humano, Lisboa, ed. 70, 1989, Secções I a VII
Kant, Immanuel, Crítica da Razão Pura, Lisboa, FCG, 1985; A Paz Perpétua e outros opúsculos, Lx., ed.70, 1985
Scruton, Roger – Breve História da Filosofia Moderna, Lisboa, Guerra e Paz, 2010.
Kenny, Anthony – Nova História da Filosofia, Vol.3, Lisboa, Gradiva, 2011.
Actividades de Ensino-Aprendizagem e Metodologias Pedagógicas Aulas teórico-práticas e trabalhos.
Língua Português

Curso

Filosofia
Data da última atualização: 2014-08-07
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.