Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Filosofia
  4. Tópicos de Filosofia Política

Tópicos de Filosofia Política

Código 5946
Ano 2
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária OT(15H)/TP(45H)
Área Científica Filosofia
Tipo de ensino Presencial, teórico-prático.
Estágios Não se aplica.
Objetivos Gerais e Resultados de Aprendizagem O curso incide fundamentalmente sobre o pensamento político antigo, medieval e renascentista. Pretende-se que o aluno aprenda o fundamental da teoria política ocidental, para que seja capaz de identificar as reverberações que estes alicerces culturais tiveram ao longo da história. No final desta Unidade Curricular, o discente deve ser capaz de descrever com acuidade as características fundamentais do pensamento político antigo, medieval e renascentista. O aluno deve ser capaz de avaliar de um ponto de vista pessoal, trabalhar em grupo e discutir com perspicácia as teses dos diversos autores apresentados ao longo do programa, interpretando-os e posicionando-os criticamente. O estudante deve ainda ser capaz de identificar e mostrar como a teoria política contemporânea está profundamente influenciada pelo pensamento político apresentado neste programa.
Conteúdos / Programa A disciplina de Tópicos de Filosofia Política visa oferecer um programa transversal mas pontualmente aprofundado em autores e temas relevantes para o âmbito problemático que discute:

0.Política e pensamento: política e cultura, política e imaginação moral – a questão da política sem pensamento.
1.Pensamento político arcaico: Homero, Hesíodo. A Política na Tragédia: Ésquilo, Sófocles, Eurípides. Sofística e Política: Protágoras, Górgias, Trasímaco e Crítias.
2.Pensamento político antigo: os filósofos e a sofística. A República e as Leis de Platão; a Ética a Nicómaco e a Política de Aristóteles. Metafísica, ética e política.
3.Pensamento político medieval: Santo Agostinho e S. Tomás de Aquino; a politização do sagrado e a sacralização do político.
4.Pensamento político renascentista comparado com o pensamento antigo: Maquiavel. Cisão entre Religião e Política. Queda do fundamento divino do direito: virtù e fortuna.
Bibliografia / Fontes de Informação Bibliografia Primária

Gagarin, Michael and Paul Woodruff, ed., Early Greek Political Thought from Homer to the Sophists. Cambridge: Cambr. UP, 1995.
Platão, República. Lisboa: FCG, 1996.
Aristóteles, Política. Lisboa: Vega, 1998.
Atkins, E. M., R. J. Dodaro, ed., Augustine, Augustine: Political Writings. Cambridge: Cambr. UP, 2001.
Agostinho, A cidade de Deus, vol. I, II, III. Lisboa: FCG, 2000.
Aquinas, Thomas, Aquinas: Political Writings. Cambridge: CUP, 2002.
Maquiavel, O Príncipe. Lisboa: Círculo de Leitores, Temas e Debates, 2008.

Bibliografia Secundária

Rowe, Christopher, Malcolm Schofield (ed), The Cambridge History of Greek and Roman Political Thought. Cambridge: CUP, 2006.
Actividades de Ensino-Aprendizagem e Metodologias Pedagógicas A cada 2 horas de contacto teórico, os alunos são convidados a participar activamente no programa proposto com discussões activas e debates sobre a matéria exposta. Aos blocos de aulas teóricas (2 horas), seguem-se blocos de aulas (1 hora) em que os alunos são convidados a analisar e criticar em equipas textos que incidem sobre questões fundamentais no pensamento político antigo. Este momento prático é também sistematicamente ocupado com breves exposições orais dos alunos (10 mins). Depois deste momento prático, no último bloco de contacto (1 hora), os alunos transitam para uma sessão de orientação pessoal sobre os seus trabalhos finais.
Língua Português

Curso

Filosofia
Data da última atualização: 2014-08-07
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.