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Ontologia

Código 5950
Ano 3
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária OT(15H)/TP(45H)
Área Científica Filosofia
Pré-requisitos Não há pré-requisitos específicos para esta Unidade Curricular, a não ser os que decorrem dos requisitos de admissão estipulados para o Ciclo de Estudos.
Tipo de ensino Ensino teórico-prático presencial e observação tutórica
Estágios Não há indicações específicas para esta Unidade Curricular, exceto aquelas que decorrem da informação disponível no Ciclo de Estudos.
Objetivos Gerais e Resultados de Aprendizagem Situar a ontologia na esfera dos seus problemas e categorias fundamentais;
Abordar a ontologia através dos conceitos de Verdade, Substância, Identidade, Unidade, Infinito, Transcendência, Alteridade, Relação e Acção;
Acentuar o enraizamento ontológico da racionalidade ocidental. 1. Ser capaz de produzir juízos fundamentados relativamente aos processos histórico-culturais que determinam a emergência filosófica da ontologia;
2. Ser capaz de identificar e de pesquisar bibliografia específica sobre temas inerentes ou conexos à reflexão ontológica;
3. Ser capaz de, em contexto de observação tutórica, redigir quinzenalmente um relatório de duas páginas sobre cada um dos textos de leitura obrigatória;
4. Ser capaz de expor com rigor académico os resultados de uma investigação elaborada em torno de um tópico do programa.
Conteúdos / Programa I. A Verdade no "Poema" de Parménides
II. A Substância na "Metafísica" de Aristóteles
III. A Existência divina no "Proslogion" de Santo Anselmo
IV. O Sujeito pensante nas "Meditações" de R. Descartes
V. O Ser-aí no "Ser e Tempo" de M. Heidegger
VI. A Narrativa no "Do texto à acção" de P. Ricoeur
Bibliografia / Fontes de Informação ARISTÓTELES, Metafísica, Madrid: Gredos, 1994
PARMÉNIDES, «Poema», in Filósofos Pré-Socráticos, KIRK-RAVEN (org.), Lisboa: FCG, 1994
ANSELMO (Santo), Proslogion, Lisboa: Texto, 2000
DESCARTES René, Meditações sobre a filosofia primeira, Coimbra: Almedina, 1992
HEIDEGGER Martin, Ser e Tempo, Petrópolos: Vozes, 2002
RICOEUR Paul, Do texto à acção, Porto: Res, 1986
Actividades de Ensino-Aprendizagem e Metodologias Pedagógicas 1. Aulas de componente expositiva, com espaço para esclarecimento pontual de dúvidas e intervenções pertinentes sobre o ponto programático em foco;
2. Orientação tutorial do estudo com a finalidade de aferir do grau de assimilação da matéria leccionada, mediante a elaboração quinzenal de relatórios de estudo sobre as obras que compõem a bibliografia apontada como de leitura obrigatória; acompanhamento personalizado de um trabalho de investigação.
Língua Português

Curso

Filosofia
Data da última atualização: 2014-08-07
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