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Tópicos de Estética

Código 5951
Ano 3
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária OT(15H)/TP(45H)
Área Científica Filosofia
Tipo de ensino Presencial.
Estágios Não aplicável.
Objetivos Gerais e Resultados de Aprendizagem Com o propósito de dotar os alunos da autonomia enquanto compreendem a “Estética” e o “estético” como modelos interpretativos da própria realidade, esta unidade curricular cuida de estimular o debate de temas de interesse geral, sem perder de vista o estímulo à capacidade criativa dos alunos. No final desta unidade curricular, os alunos devem: saber identificar as principais etapas evolutivas da condição sensível do pensamento como competência de base que lhes permitirá recuperar a autocompreensão da Estética como doutrina da sensibilidade; saber reconhecer a dimensão outra do estético que é relativa ao tema da cessação do ideal de uma objetividade do gosto e que se projeta na compreensão de um sentido profundo do tópico da intersubjetividade, agora caracterizado como expressão de um acordo espontâneo de singulares;saber interpretar o sentido do intemporal tema da relação entre Arte e Natureza, associado-o ao problema da atitude especificamente estética.
Conteúdos / Programa A- OBJETIVOS
Definir as origens e o conceito de Estética . Caracterizar algumas das perspetivas mais influentes sobre a Estética . Promover o contacto e o conhecimento dos principais autores da Estética . Motivar a análise e consequentemente a compreensão dos textos fundamentais . Fomentar um interesse genuíno pela reflexão de temas de interseção entre a Estética e outras disciplinas filosóficas de relevo
A concretização destas competências globais obrigará à discussão dos tópicos que ora se assinalam:
B- TEMAS
i) A reabilitação da sensibilidade como tema matricial da Estética; ii) O “enigma” da beleza; ciência e beleza: o fim do ideal de uma objetividade do gosto; iii) A relação entre Arte e Natureza; iv) Imitação e/ou Criação? Das artes representativas às artes expressivas; v) Apontamentos sobre uma atitude especificamente “estética”.
Bibliografia / Fontes de Informação Bibliografia principal: SANTOS, Leonel Ribeiro dos, “A Razão Sensível – Reflexão acerca do estatuto da sensibilidade no pensamento kantiano”, in Pensar a Cultura Portuguesa – Homenagem a Francisco da Gama Caeiro . KANT, Immanuel, Crítica da Razão Pura, Trad. de Manuela Pinto dos Santos e Alexandre Fradique Morujão, Introd. e Notas de Alexandre Fradique Morujão, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 19494; . KANT, Immanuel, Crítica da Faculdade do Juízo, Trad. e Notas de António Marques e Valério Rohden, Imprensa Nacional – Casa da Moeda. HEGEL, Esthétique – Textes Choisis, Presses Universitaires de France, Paris, 1953; Trad. Portuguesa de Álvaro Ribeiro e Orlando Vitorino, G.W.F.Hegel – Estética, Guimarães Editores, Lisboa, 1993 . MERLEAU-PONTY, Maurice, O Olho e o Espírito, Trad. de Luís Manuel Bernardo, Prefácio de Claude Lefort, Ed. Vega, 1992 . D’OREY, Carmo (Org.), O que é a arte? A perspetiva analítica, Ed. Dinalivro, Lisboa, 2007
Actividades de Ensino-Aprendizagem e Metodologias Pedagógicas A metodologia de ensino escolhida foi desenhada de forma a operacionalizar a relação entre Professor e Alunos e, destarte, a tornar mais compreensível o próprio modelo científico-pedagógico usado nesta unidade curricular. Além disso, os conteúdos programáticos definidos são totalmente coerentes com os objetivos definidos para a unidade curricular. Destarte, os alunos são iniciados em cada tema no contexto de aulas teóricas, de modo a que passem a dominar os principais instrumentos conceptuais e, com eles, consigam resolver toda a sorte de problemas e dificuldades, o que se faz agora num contexto mais prático que promove a leitura e interpretação de textos previamente selecionados.
Língua Português

Curso

Filosofia
Data da última atualização: 2014-08-07
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