Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Filosofia
  4. Metafísica

Metafísica

Código 5954
Ano 3
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária OT(15H)/TP(45H)
Área Científica Filosofia
Tipo de ensino Presencial, téorico-prático.
Estágios Não se aplica.
Objetivos Gerais e Resultados de Aprendizagem Oferecer aos alunos de licenciatura uma aproximação transversal de um ponto de vista histórico aos problemas que têm constituído o núcleo central da especulação metafísica. Ao mesmo tempo pretende promover o estudo e a análise de textos contemporâneos sobre os temas centrais da disciplina. No final desta UC o discente deve ser capaz de se movimentar criticamente e com habilidade na história da especulação metafísica entre os Pré-socráticos e Quine. No final do curso o aluno terá a capacidade de tratar, reflectir e dar a sua opinião devidamente fundamentada sobre textos e temas afectos à investigação contemporânea na área de trabalho da Metafísica analítica.
Conteúdos / Programa A.Aulas teóricas: teoria e história da Metafísica.

1.Introdução teórica histórica:
1.1.A Física, Metafísica e Teologia: a emergência da disciplina via Aristóteles;
1.2.Metafísica e Religião: pensamento arcaico, pré-socráticos, Platão e pensamento medieval;
1.3.Metafísica e Fenomenologia: Kant, Hegel e Heidegger;
1.4.Metafísica, Ética e Política: dos Pré-socráticos a John Rawls.

2.Introdução à Metafísica contemporânea analítica;
2.1.Conceitos principais, metodologia e âmbito problemático.

B.Oficinas práticas.

3.Os problemas fundamentais da Metafísica:
3.1.Existência: Quine, Carnap e Russel.
3.2.Identidade: Kripke.
3.3.Universais, propriedades e géneros: Quine, David Lewis e Putnam.
3.4.Causalidade: Mackie, Donald Davidson e David Lewis.
3.5.Fisicalismo: Geoffreu Hellman e Frank Thompson.
3.6.Realismo e anti-realismo: Dummett e Crispin Wright.
Bibliografia / Fontes de Informação Bibliografia Base

› A faceta teórica deste curso consistirá essencialmente num estudo transversal de bibliografia vária sugerida directamente ao longo das aulas; as oficinas práticas vão incidir com especial relevo nos textos presentes na obra:

• Kim, Jaegwon, and Ernest Sosa, ed., Metaphysics – An Anthology. Oxford: Blackwell Publishing, 1999.

› Outra bibliografia secundária do mesmo matiz deve ser, no entanto, também levada em linha de conta:

• Jubien, Michael, Contemporary Metaphysics. Oxford: Blackwell Publishing, 1997.

• Loux, Michael, Metaphysics – A Contemporary Introduction. London and New York: Routledge, 1998.

• Branquinho, João, and Desidério Murcho, Enciclopédia de Termos Lógico-Filosóficos. Lisboa: Gradiva, 2001.
Actividades de Ensino-Aprendizagem e Metodologias Pedagógicas A cada 2 horas de contacto teórico, os alunos são convidados a participar activamente no programa proposto com discussões activas e debates sobre a matéria exposta. Aos blocos de aulas teóricas (2 horas), seguem-se blocos de aulas (1 hora) em que os alunos são convidados a analisar e criticar em equipas textos que incidem sobre questões fundamentais no pensamento político antigo. Este momento prático é também sistematicamente ocupado com breves exposições orais dos alunos (10 mins). Depois deste momento prático, no último bloco de contacto (1 hora), os alunos transitam para uma sessão de orientação pessoal sobre os seus trabalhos finais.
Língua Português

Curso

Filosofia
Data da última atualização: 2014-08-07
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.