Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Filosofia
  4. Tópicos de Ética

Tópicos de Ética

Código 5956
Ano 3
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária OT(15H)/TP(45H)
Área Científica Filosofia
Tipo de ensino Presencial
Estágios Não aplicável.
Objetivos Gerais e Resultados de Aprendizagem Esta unidade curricular tem como objectivo proporcionar uma confrontação entre a perspectiva filosófica tradicional acerca de alguns tópicos de ética e os resultados das mais recentes investigações científicas respeitantes a esses mesmos tópicos. No final da unidade curricular o estudante deverá ser capaz de (i) enunciar as principais divergências entre as perspectivas naturalista e anti-naturalista; (ii) problematizar temas tradicionais da ética filosófica a partir do diálogo com as ciências; (iii) avaliar a pertinência e o contributo das ciências em questões de natureza ético-moral; (iv) identificar especificidades da abordagem filosófica da ética.
Conteúdos / Programa 1. Naturalismo ético e anti-naturalismo
1.1. Tipos de naturalismo
1.2. As bases naturais da ética
1.3. A questão do fundamento

2. Neuroética
2.1. Neurociências da ética e ética das neurociências
2.2. Neuroética fundamental e neuroética aplicada

3. O papel das emoções na ética
3.1. Emoções e sentimentos
3.2. O lugar e o valor das emoções

4. A questão do livre-arbítrio
4.1. O problema
4.2. Compatibilismo e incompatibilismo
4.3. Livre-arbítrio e responsabilidade
Bibliografia / Fontes de Informação BAERTSCHI, Bernard (2009), La neuroéthique. Ce que les neurosciences font à nos conceptions morales, Paris, Éditions La Découverte.
DAMÁSIO, António (2003), Ao encontro de Espinosa. As emoções sociais e a neurologia do sentir, Mem-Martins, Publicações Europa-América.
POIRIER, Pierre & FAUCHER, Luc (dir.) (2008), Des neurosciences à la philosophie. Neurophilosophie et philosophie des neurosciences, Paris, Éditions Syllepse.
Actividades de Ensino-Aprendizagem e Metodologias Pedagógicas Aulas teóricas, de exposição de conteúdos; aulas teórico-práticas, de análise de texto e de discussão de trabalhos.
Língua Português

Curso

Filosofia
Data da última atualização: 2014-08-07
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.