Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Filosofia
  4. Semiologia da Imagem e do Discurso

Semiologia da Imagem e do Discurso

Código 6000
Ano 3
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária OT(15H)/TP(45H)
Área Científica Ciências da Comunicação
Pré-requisitos Não possui
Tipo de ensino Presencial
Estágios Não se aplica.
Objetivos Gerais e Resultados de Aprendizagem 1- Identificar a origem da Semiologia, distinguindo-a da Semiótica;
2. Analisar criticamente textos, tendo em conta categorias semiológicas;
3 - Identificar os principais regimes de significação da imagem e do texto.

1- Compreender os regimes de significação subjacentes a processos de significação textual e iconográfica;2 - Dominar os mecanismos de significação de géneros de discurso (ex, o publicitário); 3- Analisar tipos de imagem e de texto, tendo em conta categorias semiológicas.
Conteúdos / Programa Módulo 1
1.Semiótica e semiologia
2.Tipos de signo e dicotomia significante significado
3.Barthes e o alargamento da concepção semiológica
4.Regimes de significação da imagem
5.Classificação e determinação dos elementos da imagem
6.Uma semiologia da imagem

Módulo 2
1. A imagem no discurso publicitário (Georges Péninou)
2. O texto no discurso publicitário (Olivier Reboul)
3. O intertexto no discurso publicitário (Gérard Gennette, Raul Rodriguez e Kiko Mora)
Bibliografia / Fontes de Informação Barthes, Roland, Elementos de Semiologia. Lisboa, Edições 70.
Barthes, Roland, A Câmara Clara. Lisboa, Edições 70.
Chartier, Roger, As utilizações do objecto impresso, Lisboa, Difel, 1984 .
Fidalgo, António, Semiótica, a lógica da comunicação. UBI, Covilhã, 1995.
Gauthier, Guy, «Veinte lecciones sobre la imagen y el sentido». Madrid, Ediciones Cátedra, 1996.
Gennette, Gérard - Palimpsestes.La Litératture ao seconde degré. Paris, Seuil, 1982.
Joly, M., Introdução à análise da imagem, Lx, , Edições 70, 1994.
Rodrigues, Adriano D., Introdução à Semiótica.Lisboa, Editorial Presença,1991.
Rodríguez, Raúl e Mora, Kiko - Franskestein y el Cirujano Plástico. Una Guia Multimedia deSemiótica de la Publicidad. Alicante, Universidad de Alicante, 2002, Col. Textos Docentes
Péninou, Georges – Semiótica de la publicidad. Barcelona, Gustavo e Gili, 1976. Col. Comunicación Visual
Reboul, Olivier – O slogan. São Paulo, Cultrix.
Actividades de Ensino-Aprendizagem e Metodologias Pedagógicas Aulas teóricas de exposição da matéria;
Aulas teórico-práticas de apresentação de recensões;
Aulas práticas de resolução de exercícios e/ou apresentação de trabalhos.
Língua Português

Curso

Filosofia
Data da última atualização: 2014-08-07
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.