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Movimentos Artísticos Contemporâneos

Código 6017
Ano 1
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária OT(15H)/TP(45H)
Área Científica Arte e Design
Tipo de ensino Presencial.
Estágios Não aplicável.
Objetivos Gerais e Resultados de Aprendizagem Esta UC tem como objectivo explorar a transformação que o conceito e as práticas artísticas sofreram ao longo do século XX, através de um conjunto de movimentos artísticos contemporâneos particularmente relevantes para essa mudança. No final do semester, o aluno deverá ser capaz de identificar e localizar (no espaço e no tempo) os períodos e movimentos mais marcantes da arte contemporânea; caracterizar cada período em função do seu contexto global; associar correctamente estilos, artistas e obras; compreender a arbitrariedade inerente às práticas, formas e conceitos trabalhados pela arte; trabalhar, individualmente e em grupo, demonstrando a compreensão dos parâmetros estabelecidos; preocupar-se com a qualidade do trabalho apresentado e com o cumprimento dos objectivos propostos.
Conteúdos / Programa 1. Introdução
1.1 A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica (W. Benjamin)
1.2 Do objecto ao conceito
1.3 A 'morte' da arte
2. Os novos 'lugares' da arte
2.1 As Vanguardas do início do século XX
2.2 O pós-guerra: Expressionismo Abstracto / Informalismo
2.3 PopArt: the american way of life
2.4 Arte conceptual
3. O tempo e o espaço da arte: metamorfoses
3.1 Arte Cinética
3.2 Da Performance ao Happening
3.3 Minimalismo
3.4 Land Art
4. A condição pós-moderna
4.1 Vídeo-arte
4.2 Instalação
4.3 Interacção vs. imersão
Bibliografia / Fontes de Informação 1. Bibliografia principal:
FELSHIN, N. (ED.) (1995). BUT IS IT ART?, LONDON: BAY PRESS.
MARCHÁN FIZ, S. (2001). DEL ARTE OBJETUAL AL ARTE DE CONCEPTO, MADRID: EDICIONES AKAL.
STILES, K.; SELZ, P. (ED.) (1996). THEORIES AND DOCUMENTS OF CONTEMPORARY ART, (CA): UNIVERSITY OF CALIFORNIA PRESS.

2. Bibliografia complementar:
BENJAMIN, W. (1992): “A OBRA DE ARTE NA ERA DA SUA REPRODUTIBILIDADE TÉCNICA”, IN SOBRE ARTE, TÉCNICA, LINGUAGEM E POLÍTICA, RELÓGIO D'ÁGUA, LISBOA.
BONET, E. (1995). LA INSTALACIÓN COMO HIPERMEDIO (UNA APROXIMACIÓN), EN MEDIA CULTURE, BARCELONA: L'ANGELOT.
CHIPP, H. B. (S/D). TEORIAS DA ARTE MODERNA, LISBOA: MARTINS FONTES.
GRAU, O. (2003). VIRTUAL ART, FROM ILLUSION TO IMMERSION, (MA): THE MIT PRESS.
GUASCH, A. M. 82003). EL ARTE ÚLTIMO DEL SIGLO XX. DEL POSMINIMALISMO A LO MULTICULTURAL, MADRID: ALIANZA EDITORIAL.
POPPER, F. (1968). ORIGINS AND DEVELOPMENT OF KINETIC ART, (NY): NEW YORK GRAPHIC SOCIETY.
RAMIREZ, J. (S/D). DUCHAMP, MADRID: SIRUELA.
Actividades de Ensino-Aprendizagem e Metodologias Pedagógicas Esta UC tem como objectivo explorar a transformação contemporânea do conceito de arte através da análise de distintos movimentos artísticos do século XX. Nesse sentido, estão previstas aulas que, dentro do âmbito teórico-prático da disciplina, partem da exposição dos conteúdos programados, apoiada na leitura crítica de textos e na visualização e discussão de material de apoio em formato multimédia (slides, filmes, páginas de Internet, etc.). A partir destes recursos, é proposto ao aluno que resolva exercícios ou fichas de trabalho, individualmente ou em grupo, cujos resultados são debatidos em aula.
Língua Português

Curso

Filosofia
Data da última atualização: 2014-08-07
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