Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Engenharia Eletromecânica
  4. Dissertação - Engenharia Eletromecânica

Dissertação - Engenharia Eletromecânica

Código 7151
Ano 2
Semestre A1
Créditos ECTS 42
Carga Horária OT(30H)
Área Científica Electromecânica
Objectivos de Aprendizagem - O objetivo do trabalho final de mestrado é o estudante demonstrar que tem a capacidade de aplicar os conhecimentos adquiridos durante o curso, analisando um tópico específico da área de formação, de forma crítica e independente.

- O trabalho final de mestrado pressupõe um trabalho de natureza científica sobre um tema enquadrado em pelo menos uma área científica do curso de mestrado. Deve ter uma componente de enquadramento e discussão crítica da literatura e uma componente de exercício teórico, experimental e/ou de simulação que promova uma abordagem inovadora do tópico escolhido. Deve ainda apresentar uma síntese conclusiva e sugestões para trabalho futuro. O trabalho de investigação a desenvolver deve, tipicamente, ser fruto de uma análise aprofundada da literatura e visa fundamentalmente propor uma solução relevante do ponto de vista teórico e, na medida do possível, generalizada à Engenharia Eletromecânica
Conteúdos programáticos O conteúdo programático e a planificação de cada trabalho de Dissertação é definido pelo(s) professor(es) orientador(es) e aprovado pela Comissão de Curso.

O trabalho final de mestrado (Dissertação) enquadra-se numa unidade curricular anual corresponde a 42 créditos ECTS. O total de créditos atribuídos ao trabalho final corresponde a aproximadamente 1120 horas de trabalho. Assim, a Dissertação é divida pelo 3º semestre (12 ECTS) e pelo 4º semestre (30 ECTS).

Durante o 3º semestre o estudante deve, como condição de admissão (obtenção de frequência à unidade curricular de Dissertação), perante a Comissão Científica de Curso, apresentar oralmente uma breve síntese do trabalho, referindo:
i) Tema (título provisório) e orientador(es);
ii) Enquadramento do tema no curso;
iii) Objetivos;
iv) Tarefas programadas;
v) Bibliografia.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação 1 — Concluídas as provas, o júri reúne de imediato para apreciação e deliberação (classificação expressa na escala numérica inteira de 0 a 20), através de votação nominal fundamentada, não sendo permitidas abstenções.
2 — Em caso de empate, o presidente do júri dispõe de voto de qualidade, podendo também participar na decisão quando tenha sido designado vogal ou pertença à mesma área científica.
3 — As eventuais correções à dissertação solicitadas pelo júri constarão da ata das provas ou de documento anexo à mesma, bem como a data de divulgação, caso exista um acordo prévio de confidencialidade.

- A dissertação assumirá carácter definitivo depois da realização das provas e, quando for caso disso, após verificação e validação da introdução das correções solicitadas, atestada por uma declaração passada pelo membro do júri designado para o efeito.

Bibliografia principal A definir pelos orientadores em cada um dos trabalhos.
Língua Português
Data da última atualização: 2021-07-14
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.