Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Engenharia Eletromecânica
  4. Sistemas de Comunicação

Sistemas de Comunicação

Código 7156
Ano 2
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária PL(15H)/T(30H)/TP(15H)
Área Científica Electrotecnia e Electrónica
Tipo de ensino Presencial.
Objetivos Gerais e Resultados de Aprendizagem Pretende-se que os alunos compreendam e apliquem os conceitos fundamentais acerca de nível físico, protocolos MAC e do nível de ligação, nomes e endereçamento, protocolos de encaminhamento; nível de transporte e qualidade de serviço (QoS) em redes de sensores e actuadores sem fios (RSASFs).
Saber analisar o problema de cobertura aleatória de uma área vasta, por uma RSASF. Analisar o dynamic voltage scaling e consumo de energia versus tempo de vida dos nós da rede. Saber determinar o impacto da relação sinal-ruído na probabilidade de erro de bit. Saber interpretar as principais caracterísiticas dos protocolos de controlo de acesso ao meio (MAC), identificando procedimentos MAC energeticamente eficientes. Saber aplicar códigos para detecção e correção de erros. Saber aplicar conceitos de endereços e gestão de nomes em RSASFs, distinguindo endereçamento baseado no conteúdo e na geografia. Identificar e utilizar os protocolos de encaminhamento mais comuns em RSSFs.
Conteúdos / Programa 1 - Introdução. Redes de sensores sem fios, fieldbuses sem fios e redes ad-hoc.
2 - Arquitecturas dum único nó.
3 - Arquitecturas de rede.
4 - Protocolos de comunicação: nível físico, protocolos MAC, protocolos do nível de ligação.
5 - Nomes e endereçamento.
6 - Protocolos de encaminhamento.
7 - Redes centradas nos dados e baseadas nos conteúdos.
8 - Nível de transporte e qualidade de serviço (QoS).
9 - Suporte de aplicações avançadas.
10 - WiFi, WiMAX (IEEE 802.16) e IEEE 802.15.4.
Bibliografia / Fontes de Informação Holger Karl, Andreas Willig, Protocols and Architectures for Wireless Sensor Networks, John Wiley and Sons, Chichester, West Sussex, UK, 2005.
Enunciados dos trabalhos de laboratório e séries de problemas.
Actividades de Ensino-Aprendizagem e Metodologias Pedagógicas As horas de contacto teóricas (2h semanais) têm como finalidade transmitir os conhecimentos teóricos associados aos conteúdos programáticos da unidade curricular. As horas de contacto teórico-práticas (1 h semanal) têm como finalidade transmitirem aos alunos conhecimentos práticos, através da resolução de problemas e exercícios práticos. Nas aulas de laboratório (1 h semanal), desenvolvem-se trabalhos práticos laboratoriais.
Métodos e Critérios de Avaliação A avaliação dos alunos é realizada tendo em conta a seguinte proposta:
40% - Participação (10%) e Aulas/Seminários/ Laboratórios (30%)+{(30% Freqª-1 + 30% Freqª-2) ou 60% Exame}
Nota mínima de laboratório: 9.5.
Nota da 2ª frequência > 8.0

Língua Português
Data da última atualização: 2014-08-07
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.