Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Ciências Biomédicas
  4. Física Atómica e Nuclear

Física Atómica e Nuclear

Código 8391
Ano 3
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária PL(30H)/T(30H)
Área Científica Ciências Biomédicas
Tipo de ensino Presencial.
Estágios Não aplicável
Objetivos Gerais e Resultados de Aprendizagem Saber identificar os fenómenos da física atómica e nuclear necessários à compreensão das aplicações em medicina nuclear.
No final da UC o estudante deve ser capaz de:
Explicar com rigor conceitos físicos, leis, princípios, e os desenvolvimentos no domínio da física atómica e nuclear essenciais em diversas áreas, com enfoque nas aplicações em medicina.
Identificar as experiências que estiveram na base do formalismo teórico da física atómica e nuclear.
Resolver problemas de física atómica e nuclear, utilizando nos cálculos expressões, grandezas físicas e bases de dados.
Desenvolver técnicas experimentais, incluindo a realização de experiências e análise de resultados a fim de observar os fenómenos físicos, avaliar a incerteza experimental, e relacionar o formalismo teórico com as observações experimentais.
Conteúdos / Programa 1. Átomos hidrogenóides: Equação de Schrödinger para átomos de um eletrão. Momento dipolar magnético e momento angular. Momento angular de spin. Interação spin-orbita; níveis de energia. Átomos em campos magnéticos externos. Regras de seleção.
2. Átomos multieletrónicos: Aproximação de campo central; configurações eletrónicas. Interação spin-orbita; acoplamento L-S e j-j. Emissão e absorção de radiação; espectros ópticos e de raios-x. Lasers.
3. Moléculas: Estrutura eletrónica das moléculas diatómicas. O ião molecular e a molécula de hidrogénio. Níveis rotacionais e vibracionais; espectros moleculares.
4. Estrutura Nuclear: Propriedades nucleares; energia de ligação e estabilidade. Modelo em camadas. Spin e paridade do núcleo no estado fundamental. Momento magnético nuclear.
5. Transformações nucleares: Decaimento radioativo. Colisões e reações nucleares; fissão efusão nuclear. Deteção e interação da radiação com a matéria.
6. Aplicações da física nuclear à medicina.
Bibliografia / Fontes de Informação - Physics of Atoms and Molecules, B. H. Bransden, and C. J. Joachain, 2nd edition, 2003, Addison-Wesley.
- Introductory Nuclear Physics, K. S. Krane, 1987, New York: John Wiley.
- Modern Physics, F. J. Blatt, 1992, New York: McGraw-Hill.
Actividades de Ensino-Aprendizagem e Metodologias Pedagógicas Aulas de exposição oral, com recurso a meios audiovisuais, para apresentação, explicação e discussão dos conteúdos programáticos da unidade curricular, complementadas com a resolução de exercícios pelos alunos, individualmente e em grupo, com discussão da resolução e dos resultados. Resposta a questões e/ou resolução de exercícios, de forma autónoma pelos alunos, ao longo do semestre para avaliação. Aulas laboratoriais onde serão realizados trabalhos experimentais que incluem a preparação de medidas, a tomada de dados, a análise de dados e a apresentação das conclusões. No fim de cada trabalho experimental os alunos terão que elaborar um relatório escrito.
Língua Português
Data da última atualização: 2014-08-07
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.