Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Ciências Biomédicas
  4. Ótica Ondulatória

Ótica Ondulatória

Código 8394
Ano 3
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária PL(30H)/TP(30H)
Área Científica Ciências Biomédicas
Tipo de ensino Presencial
Estágios Nesta Unidade Curricular não há estágios associados
Objetivos Gerais e Resultados de Aprendizagem Esta unidade curricular tem como objetivo fazer a interpretação da luz visível com uma onda eletromagnética. Pretende-se ainda que o aluno conheça os princípios físicos subjacentes aos fenómenos ópticos de interferência, difração e de polarização da luz. No final desta unidade curricular o aluno deve ser capaz de descrever, analisar e interpretar os fenómenos ópticos de interferência, difração e de polarização da luz. O aluno deve ainda ser capaz de resolver problemas e exercícios. Pretende-se ainda que o aluno saiba preparar e realizar experiências laboratoriais e trabalhar em equipa para aplicar os conhecimentos e competências adquiridos à prática.
Conteúdos / Programa 1 MOVIMENTO E SOBREPOSIÇÃO DE ONDAS
1.1 - Oscilações mecânicas e eletromagnéticas
1.2 – Equação de onda
1.3 – Potência e intensidade
2 TEORIA DA INTERFERÊNCIA
2.1 – Experiência de Young
2.2 - Filmes finos
2.3 – Interferómetros
3 TEORIA DA DIFRACÇÃO
3.1 – Difração por uma fenda simples e dupla
3.2 – Difração por uma abertura circular
3.3 – Critério de Rayleigh
4 POLARIZAÇÃO
4.1 – Polarização linear, Lei de Malus
4.2 – Polarização por reflexão, Lei de Brewster
4.3 - Dupla refração
4.4 – Polarização circular
Bibliografia / Fontes de Informação 1. ÓPTICA ONDULATÓRIA, P.T. Fiadeiro e M.J.T. Pereira, UBI 2010
2. ÓPTICA, Eugene Hecht, Fundação Calouste Gulbenkian, 1991
3. MODERN OPTICS, Robert Guenther, John Wiley & Sons, Inc., 1990
4. FUNDAMENTAL OF OPTICS, Francis Jenkins, and Harvey White, 4th Edition, McGraw-Hill, 1981
5. SÉRIE DE PROBLEMAS C/ SOLUÇÕES, P.T. Fiadeiro, UBI 2012
6. GUIA DOS TRABALHOS PRÁTICOS DE LABORATÓRIO, P.T. Fiadeiro, UBI 2012
Actividades de Ensino-Aprendizagem e Metodologias Pedagógicas As atividades de ensino/aprendizagem são aulas teórico-práticas e aulas práticas laboratoriais. Existem também atividades programadas “on-line”, utilizando os e-conteúdos (plataforma MOODLE), e outro tipo de interatividades baseada em “peer instruction”. Para que os alunos adquiram as competências definidas, estão ainda previstas tutorias “on-line” onde o estudante tem a oportunidade de conseguir os resultados esperados.
Língua Português
Data da última atualização: 2015-02-19
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.