Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Engenharia Eletrotécnica e de Computadores
  4. Mecânica e Ondas

Mecânica e Ondas

Código 8543
Ano 1
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária T(30H)/TP(30H)
Área Científica Física e Química
Tipo de ensino --Presencial com recurso a e-learning.
Estágios --Não aplicável.
Objectivos de Aprendizagem --É objetivo da Unidade Curricular a aquisição de conhecimentos teóricos e práticos de Física úteis à Engenharia no domínio da mecânica clássica incluindo o estudo e ondas e vibrações.
--No final da Unidade Curricular o estudante deverá ser capaz de analisar, compreender e descrever matematicamente alguns fenómenos elementares da mecânica, incluindo ondas e vibrações. Consequentemente será capaz de aplicar os princípios básicos da mecânica clássica na descrição e discussão de diversos fenómenos que envolvem a mecânica Newtoniana.
Conteúdos programáticos 1) Mecânica: Cinemática. Leis de Newton. Trabalho. Energia potencial. Conservação da energia mecânica. Centro de massa. Colisões. Momento de uma força e momento de inércia. Momento angular. Equilíbrio estático e elasticidade. Tensão e deformação. Fluidos. Pressão num fluido. Impulsão e princípio de Arquimedes. Hidrostática. Equação de Bernoulli. Escoamento viscoso. Lei de Poiseuille. Número de Reynolds.
2) Oscilações e Ondas Oscilações: Ondas transversais e ondas longitudinais. Sobreposição de ondas e ondas estacionárias. Ondas Sonoras.
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação Aulas teóricas (T) com exposição oral dos tópicos das matérias, com recurso a meios audiovisuais, complementadas com um regime tutorial associado à autoaprendizagem e estudo acompanhado dos alunos. E aulas teórico-práticas (TP) de resolução de problemas.
Avaliação final da Unidade Curricular será constituída por duas componentes, uma pontual (Teste escrito) e outra contínua:

Bibliografia principal Physics, (1992), 4th Resnick, Halliday and Krane, vol1
Halliday, D.; Resnick, R.; Walker, J. (2001) Fundamentals of physics, 6th EditionJohn Wiley & Sons Inc., New York
Tipler, P.A. ; Mosca G.P. (2004) Physics for Scientists and Engineers, 5th edition, W.H. Freeman, New York.
Língua Português
Data da última atualização: 2024-03-15
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.