Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Engenharia Eletrotécnica e de Computadores
  4. Economia e Gestão

Economia e Gestão

Código 8556
Ano 3
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária TP(60H)
Área Científica Economia e Gestão
Tipo de ensino A UC é Teórico - Prática e o programa proposto pretende na sua globalidade reflectir sobre as temáticas capacitando simultaneamente os estudantes com conhecimentos sólidos dos principais fundamentos teórico-práticos. O primeiro capítulo proporciona uma introdução às questões básicas a empresa e o seu meio envolvente. No capítulo 2, exploram-se os componentes essenciais do empreendedorismo e criação de empresas. Nos 3 últimos capítulos aborda-se os elementos essenciais ao fomento da actividade empresarial. Os alunos têm assim a oportunidade de identificar, conhecer e aplicar os principais instrumentos de empreendedorismo e gestão, permitindo-lhes elaborara uma proposta de ideia de negócio e conceber um relatório de empresa.
Estágios Não Aplicável
Objectivos de Aprendizagem Dotar o aluno do conhecimento dos aspetos fundamentais da teoria micro e macroeconómica e proporcionar aos alunos uma visão sistémica de qualquer tipo de organização; dar a conhecer ao aluno algumas técnicas para a estruturação e o processo de tomada de decisão dentro da organização.
Demonstrar conhecimento dos aspetos fundamentais da teoria micro e macroeconómica;
Identificar modelos organizacionais, o papel da gestão (o gerente) e as diversas áreas e funções de uma empresa;
Compreender como a empresa pode interagir com seu ambiente, e com a posição atual e como formular estratégias competitivas.
Conteúdos programáticos 1. Introdução
2. Mecanismos de Mercado
2.1. A procura de um bem e os seus determinantes
2.2. A oferta e os seus determinantes
2.3. A formação de preços de equilíbrio
2.4. Aspetos positivos e as limitações de mercado
2.5. Crescimento Económico
2.6. Poupança, Investimento e Sistema Financeiro
2.7. Desemprego
3. Mecanismos de mercado em regime de concorrência perfeita e imperfeita
3.1. Noções preliminares
3.2. Monopólio Puro
3.3. Concorrência Monopolista
3.4. Oligopólio
3.5. Falhas de mercado e intervenção pública.
4. A Gestão nas organizações
4.1. A gestão e os gestores
4.2. Evolução da gestão
4.3. Conceito e âmbito de organização
5. A empresa enquanto organização
5.1. Conceito e objetivos da empresa
5.2. Recursos e capacidades da empresa
5.3. A empresa e o meio-envolvente
5.4. Criação da empresa
6. Organização, estrutura, funções e áreas da empresa
Metodologias de Ensino e Critérios de Avaliação O método adotado combina o recurso a palestras, aulas teórico/praticas, e o autoestudo. Através da exposição teórica e a resolução de exercícios práticos, as matérias apresentadas em sala de aula têm por objetivo tornar mais fácil a compreensão dos aspetos fundamentais da teoria económica e gestão empresarial. Para complementar e reforçar os conceitos apresentados, os conteúdos programáticos são dados através de slides de power-point, com discussões e apresentações em sala de aula. Os elementos de suporte à lecionação das aulas e à resolução dos exercícios pelos alunos são disponibilizados na plataforma e-learming da UBI: UBI_Moodle.
Bibliografia principal Donnelly, James, James Gibson e John Ivancevich (2000): Administração: Princípios de Gestão Empresarial, Alfragide: McGraw-Hill Portugal.
Ferreira, Manuel Portugal; Santos, J. e Serra, F. (2008): “Ser Empreendedor – Pensar Criar e Moldar a Nova Empresa” Edições Sílabo, Lisboa.
Lopes, Luís; Carvalho, Luísa; Avelar, Mafalda e Cracel, Patrícia (2007): Sucesso.pt – Casos de Excelência em Português, Booknomics, Lisboa.
Silva, Maria José (2007): “Inovação e Empreendedorismo” e “Financiamento das Empresas de Base Tecnológica” in Manual de Dinamização de Empresas de Base Tecnológica, (Eds.) M. Raposo, M.J. Silva & R. Rodrigues, Universidade da Beira Interior, Covilhã
Teixeira, Sebastião (2005): “Gestão das Organizações”, Alfragide: McGraw-Hill Portugal.
Thompson, A.; Strickland, A. e Gamble, J. (2008) Administração estratégica, 15ª Edição, McGraw-Hill Portugal.
Língua Português
Data da última atualização: 2024-01-16
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.