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Temas e Problemas da Educação

Código 9024
Ano 1
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária TP(30H)
Área Científica Educação
Tipo de ensino Presencial.
Estágios Não se aplica.
Objetivos Gerais e Resultados de Aprendizagem Construir um quadro compreensivo e integrador de alguns temas/problemas da educação na atualidade, como a violência na escola, a educação para a cidadania,a importância da epistemologia transdisciplinar
e a relação entre informação e conhecimento no processo educativo. No final da UC, o estudante deve ser capaz de:

Planificar, implementar e avaliar planos de intervenção pedagógica, de cariz preventivo da violência e promotores da cidadania;
Aplicar conceitos e instrumentos transdisciplinares ao contexto educacional e a práticas de ensino;
Reconhecer o papel da educação na transição da “sociedade da informação” para a “sociedade do conhecimento”.

Conteúdos / Programa Módulo I
A Crise das Instituições Socializadoras e a Violência na Escola
1.1. Violência e Educação: conceito e práticas.
1.2 Bullying: definição, características e consequências.
1.3 Prevenção e Intervenção da Violência na Escola: estratégias e programas.
Módulo II
Educação e Cidadania
2.1 Questões teóricas e enquadramento legislativo
2.2 Questões metodológicas

Módulo III.
1. O que é a epistemologia? Breve introdução ao pensamento epistemológico;
2. O que é a epistemologia transdisciplinar? Distinções entre abordagens disciplinar, multi-, inter- e transdisciplinar;
3. A transdisciplinaridade no ambiente educativo.

Módulo IV.
1. As origens económicas, tecnológicas e ideológicas da “sociedade da informação”;
2. A problemática das relações entre informação e conhecimento – o papel central da educação.

Bibliografia / Fontes de Informação Bibliografia principal:
Amado, J. & Freire, I. (2009). A(s) indisciplina(s) na escola. Compreender para prevenir. Coimbra: Almedina.
Castells. M. (2005). A sociedade em rede: do conhecimento à política. In M. Castells & G. Cardoso (Org.), A sociedade em rede: do conhecimento à acção política (pp. 17-30). Lisboa: Imprensa Nacional.
Nicolescu, B. et al. (2001) Educação e Transdisciplinaridade. S. Paulo: UNESCO.

Bibliografia complementar:
Arendt, H. (2000). A crise na educação. In O. Pombo (Ed.), Quatro textos excêntricos (pp. 21-53). Lisboa: Relógio D' Água.
AA.VV.(2002). Educação e transdisciplinaridade II. S. PAulo: UNESCO, 2002.
Echeverría, J. P. (2008). Pluralidad, apertura e calidad de la ciudadanía. Avances en Supervisión Educativa,
Fonseca, A. M. (2001). Educar para a cidadania, educar para a comunidade. Brotéria, 153, 777-791
Serra, J. P. (2003). Informação e sentido: o estatuto epistemológico da informação (pp. 46-60). Covilhã: Universidade da Beira Interior.
Actividades de Ensino-Aprendizagem e Metodologias Pedagógicas As atividades de ensino/aprendizagem e as metodologias pedagógicas desenvolvem-se em sessões teórico-práticas (com exposição e discussão de conteúdos, com análise de casos e elaboração de programas, sessões ou planos de intervenção pedagógica), orientação tutorial (com esclarecimento de dúvidas, monitorização das atividades em curso e feedback sobre o trabalho realizado) e estudo independente (com revisão da literatura e aprofundamento de conhecimentos).
Língua Português
Data da última atualização: 2014-08-07
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