Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Bioengenharia
  4. Biomecânica

Biomecânica

Código 9096
Ano 2
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária T(30H)/TP(30H)
Área Científica Física
Tipo de ensino --Presencial com recurso a e-learning.
Estágios --Não aplicável.
Objetivos Gerais e Resultados de Aprendizagem --É objectivo da Unidade Curricular a aquisição de conhecimentos teóricos e práticos de Física úteis à Engenharia no domínio da mecânica clássica incluindo o estudo e ondas e vibrações. --No final da Unidade Curricular o estudante deverá ser capaz de entender e aplicar leis e principios que descrevem matematicamente alguns fenómenos elementares da mecânica clássica associada ao funcionamento do corpo humano.
Conteúdos / Programa 1. Cinemática a uma e duas dimensões. Alcance máximo do salto em comprimento. 2. Forças e Leis de Newton do Movimento. Aplicações das leis de Newton aos músculos e ligamentos. 3. Dinâmica e o movimento circular uniforme. Caminhada e corrida. 4. Trabalho e energia. Trabalho e potência dos músculos. 5. Impulso e momento linear. Força impulsiva e lesão devida a uma queda. Propulsão animal. 6. Cinemática Rotacional Física do Basketball 7. Dinâmica Rotacional Alavancas e Biomecânica. 8. Elasticidade e movimento harmónico simples. Fractura óssea e forma dos ossos. Tensões na perna durante o movimento. Física do karate: quebrar blocos de madeira com as mãos nuas. 9. Fluidos em equilíbrio estático. Força e pressão num fluido. Pressão intra-ocular. Glaucoma. Princípio de Pascal. Esqueleto hidrostático. 10. Movimento dos Fluidos. Equação de Bernoulli. 11. Propriedades do som.
Bibliografia / Fontes de Informação --Biomedical Applications of Introductory Physics, J. A. Tuszynski e J. M. Dixon, John Wiley & Sons, 2002.

Physics in Biology and Medicine, Paul Davidovits, Third Edition, Academic Press. 2008.

Physics for the Life Sciences, Alan H Cromer, Mcgraw-Hill College; 2 edition (June 1994)

Fundamentals of Biomechanics: Equilibrium, Motion, and Deformation
Nihat Özkaya, Margareta Nordin, Springer; 2nd edition 1999.

Physics of the Human Body, Irving P. Herman, Springer 2007.

Physics With Illustrative Examples from Medicine and Biology: Mechanics (vol. 1)
George B. Benedek, Felix M.H. Villars, Springer; 2nd edition 2000.


Actividades de Ensino-Aprendizagem e Metodologias Pedagógicas --Esta unidade curricular tem a duração de um semestre lectivo, envolvendo 64 horas de contacto com a equipa docente, 88 horas de trabalho autónomo e 8 horas para avaliação (total: 160 horas).
As aulas estão organizadas em aulas teóricas – T (exposição dos conteúdos programáticos, envolvendo também a apresentação de problemas) e aulas teórico-práticas – TP (aplicação dos conteúdos programáticos através da resolução de problemas práticos).
A avaliação é realizada em duas fases:
- Avaliação contínua: 2 testes teórico-práticos ao longo do semestre lectivo.
- Exame final (com parte teórica e parte prática) para os alunos admitidos.
Métodos e Critérios de Avaliação --A classificaçao de ensino aprendizagem (CEA) consiste em:
• 2 testes escritos com 100% da CEA
• A assiduidade será controlada. Os alunos deverão frequentar pelo menos 50% das aulas (T+TP).
Língua Português
Data da última atualização: 2014-08-07
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.