Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Filosofia
  4. História da Arte

História da Arte

Código 9790
Ano 3
Semestre S1
Créditos ECTS 6
Carga Horária OT(15H)/TP(45H)
Área Científica Cinema
Tipo de ensino Presencial.
Estágios Não aplicável.
Objetivos Gerais e Resultados de Aprendizagem Esta UC pretende proporcionar uma perspectiva alargada da História da Arte, permitindo ao aluno identificar correctamente movimentos, artistas e obras e perceber de que modo eles se interligam e reflectem contextos espacio-temporais específicos. No final da UC o estudante deve ser capaz de identificar e localizar (no espaço e no tempo) os períodos mais marcantes da História da Arte; caracterizar cada período em função do seu contexto global e perceber a importância dessa contextualização; associar correctamente estilos, artistas e obras; aplicar os conhecimentos adquiridos à análise crítica da constituição da identidade cultural das diversas sociedades humanas; trabalhar, individualmente e em grupo, demonstrando compreender os parâmetros estabelecidos para cada exercício; saber apresentar, oralmente e por escrito, os resultados da pesquisa e da reflexão elaboradas.
Conteúdos / Programa 1. Periodização: visualização da linha espácio-temporal da história da arte.
2. O conceito de 'arbitrariedade' aplicado à arte e aos modelos que constrói ao longo da história.
3. Das pinturas rupestres (Paleolítico) à arquitectura Neolítica.
4. Os povos da Antiguidade:
4.1 A arte na civilização Egípcia;
4.2 Os Gregos: arquitectura e escultura como estrutura e configuração da Polis;
4.3 Os Romanos: a arte como parte do processo de expansão do Império.
5. A produção artística dos primeiros 200 anos do Cristianismo:
5.1 Arte Paleocristã;
5.2 Arte Bizantina: a “questão iconoclasta” e a ortodoxia cristã a Oriente.
6. Arte Medieval: do Românico ao Gótico.
7. O Classicismo e o Barroco: análise comparativa a partir de H. Wölfflin.
8. Séc. XVIII: entre o Rococó e o Neoclassicismo.
9. Séc. XIX: multiplicidade e metamorfose.
9.1 A Arte Nova e a arquitectura do ferro.
10. Séc. XIX/XX: a obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica (W. Benjamin).
Bibliografia / Fontes de Informação 1. Bibliografia Principal:
GOMBRICH, E.H. (2008): The Story of Art. Phaidon, New York.
HAUSER, Arnold (2003): História social da arte e da literatura. Martins Fontes, São Paulo.
WÖLFFLIN, Heinrich (1996): Conceitos fundamentais de História da Arte. Martins Fontes, São Paulo.

2. Bibliografia Complementar:
ARGAN, Giulio Carlo e FAGILIO, Maurizio (1994): Guia de História da Arte, Ed. Estampa, Lisboa.
ARNHEIM, Rudolf (2001): O poder do centro. Um estudo da composição nas artes visuais, Edições 70, Lisboa.
BARRAL i ALTET, Xavier (2003): História da Arte, Edições 70, Lisboa.
BENJAMIN, Walter (1992): “A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica”, in Sobre arte, técnica, linguagem e política, Relógio d'Água, Lisboa.
ECO, Umberto (2007): História do Feio, Difel, Turim.
PANOFSKY, Erwin (1989): O significado nas artes visuais, Ed. Presença, Lisboa.
Actividades de Ensino-Aprendizagem e Metodologias Pedagógicas No final desta UC o estudante deve ter adquirido uma perspectiva alargada da História da Arte, que lhe permita identificar correctamente movimentos, artistas e obras e perceber de que modo eles se interligam com contextos específicos. Estão previstas aulas que, dentro do âmbito teórico-prático da disciplina, partem da exposição dos conteúdos programados, apoiada na leitura crítica de textos e na visualização e discussão de material de apoio em formato multimédia (slides, filmes, páginas de Internet, etc.). A partir destes recursos, é proposto ao aluno que resolva um exercício ou uma ficha de trabalho, individualmente ou em grupo, cujos resultados são debatidos em aula.
Língua Português

Curso

Filosofia
Data da última atualização: 2014-08-07
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.