Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Cursos
  3. Filosofia
  4. Teoria do Cinema II

Teoria do Cinema II

Código 9791
Ano 3
Semestre S2
Créditos ECTS 6
Carga Horária OT(15H)/TP(45H)
Área Científica Cinema
Tipo de ensino Presencial.
Estágios Não se aplica
Objetivos Gerais e Resultados de Aprendizagem Esta Unidade Curricular tem como objectivo estudar alguns dos principais textos e controvérsias das teorias clássicas e contemporâneas do cinema. Pretende-se que o estudante seja capaz de compreender e articular as questões teóricas fundamentais para a compreensão do fenómeno fílmico. No final da unidade curricular o estudante deve ser capaz de:
1. Conhecer e operacionalizar as principais questões teóricas levantadas ao cinema
2. Articular as questões do passado com as do presente
3. Aplicar conhecimentos e conceitos a objectos específicos
4. Compreender o alcance das teorias do cinema e a sua profunda influência na criação cinematográfica
5. Reflectir criticamente sobre o fenómeno fílmico, quer na perspectiva da criação, quer da recepção
Conteúdos / Programa 1. Genealogia da representação cinematográfica.
2. O ‘cinema absoluto’
3. Béla Balász.
4. Neuroestética: neurónios espelho
4. Arte e tecnologia
5. As indústrias culturais
6. A crítica ao dispositivo
7. As questões de género e o cinema
8. Novas reflexões acerca da ontologia do cinema: o filme 'material' e 'estrutural'.
9. Cinema dominante e ‘contra-cinema’
10. Cinema como filosofia
11. O retorno do corpo
12. Teorias do cinema digital
Bibliografia / Fontes de Informação
1 - Bibliografia principal
MAST,COHEN e BRAUDY(Ed.) Film Theory and Criticism, Oxford University Press, 1992.
MILLER e STAM, (Ed.), A Companion to Film Theory, Blackwell, 2004.
NICHOLS (Ed.), Movies and Methods (Vol. I e II), University of California Press, 1985

2 – Bibliografia complementar
BENJAMIN, “A Obra de Arte na Era da Sua Reprodutibilidade Técnica”, in Sobre Arte, Técnica, Linguagem e Política, Relógio d'Água, 1992:70-113
CASTELLO BRANCO, Patrícia. “O cinema abstracto” in http://www.bocc.ubi.pt/pag/bocc-cinema-patricia.pdf
CRARY, Jonathan, Techniques of the Observer: On Vision and Modernity in the Nineteenth Century, The MIT Press, 1990
FREEDBERG e GALLESE, ‘Motion, emotion and empathy in esthetic experience’. Trends in Cognitive Sciences,11, 2007: 197-203
MANOVICH, Lev, What is digital Cinema, http://www.manovich.net/TEXT/digital-cinema.html
STINEY, P. Adams, Visionary Film,Oxford University Press, 1974
Actividades de Ensino-Aprendizagem e Metodologias Pedagógicas Aulas teóricas de exposição/discussão da matéria; leitura e discussão dos textos obrigatórios para a unidade curricular; visionamento e discussão de filmes/trechos de filmes obrigatórios para a cadeira
Língua Português

Curso

Filosofia
Data da última atualização: 2014-08-07
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.