Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Reitoria
  3. Serviços
  4. Gabinete da Qualidade
  5. Acreditação de Ciclos de Estudos na A3ES

Acreditação de Ciclos de Estudos na A3ES

Em 2007, foi instituída pelo Estado a Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) com a missão de garantir a qualidade do ensino superior em Portugal, através da avaliação e acreditação das instituições de Ensino Superior e dos seus ciclos de estudos.

A acreditação de um ciclo de estudos é um procedimento pelo qual um organismo, competente para a avaliação e acreditação do ensino superior, verifica e reconhece, formalmente, que um determinado ciclo de estudos, conducente à atribuição de um grau académico (licenciado, mestre, doutor), satisfaz os requisitos exigidos para a sua criação e funcionamento.

Iniciou-se, assim, em 2009, a primeira fase de acreditação de cursos que resultou na acreditação preliminar de todos os ciclos de estudos em funcionamento na UBI. Também a partir desta data, todos os novos ciclos de estudos propostos pela UBI foram avaliados pela A3ES. 

Após esta fase de Acreditação Preliminar, ao longo dos 6 anos seguintes, decorreu o processo de avaliação/acreditação de todos os ciclos de estudos em funcionamento, num processo de avaliação interna e externa, envolvendo a introdução de alterações aos planos de estudos, resultantes da autoavaliação realizada pela UBI e/ou das recomendações feitas pelas Comissões de Avaliação Externa (CAE). Este processo integrou visitas das CAE à instituição, constituídas por docentes (nacionais e internacionais) e estudantes da mesma área em avaliação. 

Entretanto, desde o ano letivo de 2015/16, criou-se um procedimento paralelo, designado processo especial de renovação de acreditação (PERA), para assegurar a prorrogação da acreditação dos novos ciclos de estudos criados a partir de 2009, até ao ano em que a área de formação em que o ciclo de estudos se insere seja abrangida pelo ciclo normal de avaliação/acreditação.

Os resultados dos processos de avaliação e acreditação podem ser consultados no site da A3ES e no site da UBI, na informação específica de cada ciclo de estudos.

Data da última atualização: 29-11-2017
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.