Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Faculdades
  3. Faculdade de Ciências
  4. Departamento de Química

Departamento de Química

Contactos

Rua Marquês D'Ávila e Bolama
6201-001 Covilhã
275 242 021
1452
275 319 730

O Departamento de Química foi criado em 1993 pela Deliberação 8/93 do Senado da Universidade da Beira Interior, após a aprovação dos Estatutos desta Universidade. Contudo, a Química já era ensinada na Covilhã desde o tempo do Instituto Politécnico da Covilhã, na Licenciatura em Física e Química Ensino, e, posteriormente, no Instituto Universitário da Beira Interior, nos preparatórios em Engenharia Química, onde os alunos efetuavam os primeiros dois anos do referido curso, tendo depois entrada direta no 3º ano do curso de Engenharia Química do Instituto Superior Técnico.

Destaque-se que o Departamento de Química foi o primeiro Departamento a publicar as duas primeiras publicações da UBI reportadas na base de dados bibliográfica do Institute for Scientific Information (ISI). Atualmente fazem parte deste Departamento trinta e três professores com grau de Doutor, uma secretária, um técnico superior, um técnico e três assistentes técnicos.

Os docentes e investigadores do Departamento de Química desenvolvem um conjunto de trabalho de investigação de reconhecida qualidade, sendo um dos Departamentos da UBI com produtividade científica por membro efetivo (ETIs) mais elevada. A atividade  científica decorrente de diversos Projetos de Investigação e Desenvolvimento (I&D), é desenvolvida em Unidades de Investigação, como a Fib.En.Tech - Materiais Fibrosos e Tecnologias Ambientais e o Centro de Investigação das Ciências da Saúde (CICS), com destaque nos domínios do Ambiente, Bioquímica e Biotecnologia, Química Alimentar, Química Analítica, Química dos Produtos Naturais, Síntese de Compostos Orgânicos e Química dos Glúcidos.

Ao nível de ensino é responsável, nos moldes da atual legislação e no âmbito do denominado tratado de Bolonha, pelos 1º ciclos em Biotecnologia, Bioquímica, Química Industrial e Química Medicinal, 2º ciclos em Bioquímica, Biotecnologia, Química Industrial e Química Medicinal, bem como pelos 3ºs ciclos em Química, Bioquímica e Engenharia do Papel. O Departamento é ainda responsável pela lecionação de diferentes Unidades Curriculares (UCs) de Licenciaturas da responsabilidade de outros Departamentos em outras Faculdades. É ainda responsável pelos cursos de especialização tecnológica de nível IV (CET) “Qualidade Alimentar”, “Qualidade, Ambiente e Segurança” e “Tratamento de Águas e Efluentes”.

Outras Atividades

Para além das componentes de ensino e de investigação, o Departamento de Química tem prestado um conjunto de serviços à comunidade na qual está inserido, procurando dar resposta, dentro das possibilidades e condicionalismos, às crescentes solicitações de diferentes pessoas e empresas. Destaca a realização de análises químicas com especial destaque em águas e efluentes. Realce-se ainda o forte apoio e entrosamento com as diferentes Escolas Secundárias da Região.

 

Presidência

José Albertino Almeida de Figueiredo
Presidente do Departamento de Química

Docentes e Investigadores

João António de Sampaio Rodrigues Queiroz
Professor/a Catedrático/a
Paulo Jorge da Silva Almeida
Professor/a Catedrático/a
Sem Fotografia
Ana Maria Carreira Lopes
Professor/a Associado/a
Sem Fotografia
Cândida Ascensão Teixeira Tomaz
Professor/a Associado/a
Maria Isabel Guerreiro da Costa Ismael
Professor/a Auxiliar
António José Geraldes de Mendonça
Professor/a Auxiliar
Sem Fotografia
Fernanda da Conceição Domingues
Professor/a Auxiliar
Sem Fotografia
José Francisco da Silva Cascalheira
Professor/a Auxiliar
Maria Petronila Jorge Frade Rocha Pereira
Professor/a Auxiliar
Ana Cristina Mendes Dias Cabral
Professor/a Auxiliar
Renato Emanuel Felix Boto
Professor/a Auxiliar
Maria João Coito de Jesus Nunes
Professor/a Auxiliar
Data da última atualização: 08-02-2015
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.