Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Reitoria
  3. Administração
  4. SASUBI - Serviços de Ação Social
  5. Desporto
  6. FADU

FADU

A Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) é uma Federação Desportiva que foca o desporto como uma ferramenta na formação e educação. Nasceu de um movimento de várias academias do País com o objetivo de dinamizar, incentivar e organizar o desporto no seio do Ensino Superior.

Assume-se como uma Federação multidesportiva que pretende através das várias modalidades fomentar a competição, o convívio e intercâmbio de estudantes das várias instituições de ensino superior dentro e fora de Portugal. Pretende ainda, incentivar o espírito competitivo, de equipa e fair play induzindo hábitos de vida saudáveis na comunidade académica. Tem atualmente cerca de 7000 praticantes divididos por 25 modalidades.

Fundada a 2 de março de 1990, está dotada de Utilidade Pública Desportiva desde o ano de 1995, tendo crescido ao longo destes anos, quer ao nível de atividades organizadas, quer ao nível de número de participantes, sendo considerada hoje em dia como uma das maiores federações desportivas do nosso país.

Ao longo da sua existência, a FADU tem procurado conquistar credibilidade a nível nacional e internacional. Prova disso mesmo é a participação da FADU como Membro Associado no Comité Olímpico de Portugal (COP), na Confederação de Desporto de Portugal (CDP), no Comité Paralímpico de Portugal (CPP), na Associação Europeia do Desporto Universitário (EUSA) e na Federação Internacional do Desporto Universitário (FISU).

Sublinhe-se ainda que, no curto espaço de tempo, Portugal foi escolhido para organizar 5 Campeonatos Mundiais Universitários, 8 Campeonatos Europeus Universitários, do FISU Fórum 2004 (em pleno Ano Europeu da Educação pelo Desporto) e do EUSA Simpósio 2005 (no âmbito das Comemorações do Ano Internacional do Desporto e da Educação Física).

Fonte: FADU

Data da última atualização: 27-01-2015
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.