Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Grupos Académicos
  3. Coro da UBI

Coro da UBI

Contactos

Quinta do Convento de Stº. António 6201 - 001 Covilhã
275327700
964464757
275324585
Ficheiro com o nome: coro

História

O Coro da Universidade da Beira Interior foi fundado em 1986, tendo sido sua primeira regente Maria Margarida Ribeiro, então estudante desta mesma Universidade.

Em 1988 assumiu a regência o maestro Edgar Saramago, que prolongou a sua colaboração até finais de 1992.

Após um interregno de dois anos, o coro reiniciou a sua actividade em 1994. Constituído por alunos e funcionários docentes e não docentes da Universidade da Beira Interior, ele tem como objectivos a divulgação da música coral de carácter popular, religioso ou erudito, a promoção da região a que pertence, a divulgação da Universidade da Beira Interior, o estabelecimento de relações de intercâmbio cultural com outras regiões e universidades do país ou além fronteiras.

Desde a sua fundação que este coro actua em iniciativas de carácter cultural e recreativo promovidas pela Universidade da Beira Interior e respectiva Associação Académica, colaborando também com a autarquia e instituições locais de solidariedade social.

Tem participado em vários Encontros e Festivais de Coros, dentro e fora do país, com especial relevância para a Ilha da Madeira, Cabo Verde e Espanha.

Também tem organizado vários Encontros de Coros Universitários e Concertos de Natal na cidade da Covilhã.

Entre 1994 e 2009 o Coro foi regido pela maestrina Maria Martha Segre.

Entre 2010 e 2012, o Coro da Universidade da Beira Interior foi dirigido pelo maestro Paulo José Proença Serra.

Embora com actividade reduzida entre 2011 e 2013, actualmente o Coro da Universidade da Beira Interior está a ser dirigido pela Drª Goretti Valente, com algumas actuações dentro e fora da Universidade.

Atualmente o Coro conta com cerca de 30 elementos representantes dos alunos, funcionários e seus familiares.

No seu reportório apresenta um conjunto diversificado de peças musicais, clássicas, tradicionais e contemporâneas, portuguesas e estrangeiras. Algumas das peças são acompanhadas ao piano e outros instrumentos, por elementos do próprio coro, formando uma pequena orquestra.

Tem estado presente em vários atos oficiais, culturais e religiosos da Universidade, participado em eventos culturais e turísticos da região e do país.

Currículo do Maestro

O Coro da Universidade da Beira Interior tem como maestrina, desde março de 2012, Maria Goretti Valente, natural de Espinho, distrito de Aveiro, onde realizou o seu percurso escolar Básico e Secundário no Colégio de Nossa Senhora da Conceição e Liceu Nacional Dr. Manuel Laranjeira.

Em paralelo, fez a sua formação musical e de instrumento no referido colégio e, posteriormente, na Academia de Música de Espinho.

É licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela Universidade de Coimbra e Mestre em Língua, Cultura e Didática do Português pela Universidade da Beira Interior e em Ciências da Educação pela Universidade Católica Portuguesa.

A nível musical e artístico destacam-se os seguintes momentos:

- membro da orquestra típica da Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra;

- organista e dirigente de vários coros litúrgicos juvenis;

- diretora de uma escola de música;

- docente de educação musical e artística;

- dinamizadora da promoção e divulgação da Música e Língua Portuguesa, junto dos alunos estrangeiros da UBI;

- compositora de temas musicais infantis, litúrgicos e didático/ pedagógicos;

- autora do projeto de “Sensibilização a uma língua estrangeira através da música”, desenvolvido com os alunos do Conservatório Regional de Música da Covilhã.

Informações

As admissões ao Coro terão lugar nos meses de Setembro e Outubro de cada ano, podendo considerar-se outras datas desde que a situação o justifique.

Para se ser admitido no Coro da Universidade da Beira Interior não é necessária formação nas áreas da música ou do canto.

Os ensaios são semanais e têm lugar às quartas-feiras, entre as 21 e as 23 horas, na sala 2.12 da Universidade da Beira Interior (Polo I). Poderão ser considerados outros dias e/ou horários sempre que tal se mostre necessário.

O Coro da Universidade da Beira Interior possui Estatutos e Regulamento próprios, que poderão ser consultados por quem o solicitar.

As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.