Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Instituto Coordenador da Investigação - ICI
  3. Formação
  4. Cursos

Cursos

Sessões de Conversação em Língua Inglesa

 

Data: 18 fevereiro a 7 junho 2019

Horário: 1 sessão semanal entre as 18-21 horas, na 3ª, 4ª ou 5ª feira (a definir)

Local: Faculdade de Artes e Letras

Duração: 45 horas/semestre

Taxa de inscrição: 20 euros (a pagar no início da formação) 

Organização: ICI, CFIUTE e FAL

Destinatários: Investigadores da UBI

Formadores: Rui Espinho

Objetivos:

a) Interação

  • Comunicar com segurança e fluência sobre temas relacionados com a sua área de conhecimento e outras áreas de interesse.
  • Trocar, verificar e confirmar informações.
  • Utilizar com fluência e adequação uma grande variedade de recursos linguísticos.
  • Exprimir e defender o seu parecer sobre temas de interesse geral.
  • Exprimir, de forma cortês, opiniões, desacordos e convicções.

b) Produção

  • Fazer exposições e descrições, explicando com precisão os pontos mais importantes.
  • Gerir as questões que lhe são apresentadas, solicitando a repetição quando necessário.
  • Argumentar suficientemente hem sobre um tema conhecido.
  • Justificar e explicar opiniões, ações e projetos.

Conteúdos:

Exploração de materiais e recursos linguísticos dos níveis B1 e B2 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas, com um enfoque preponderante no desenvolvimento da expressão oral.

 

 

Matlab: desenvolvimento de programas interativos

 

Data: 26 fevereiro a 2 abril 2019

Horário: a definir

Local: CFIUTE

Duração: 30 horas

Formadores: Prof. Doutor Rui Almeida e Prof. Doutor José Duque

Objetivos:

  • Desenvolver programas interativos adequados aos conteúdos programáticos de cada curso de doutoramento, explorando as capacidades simbólicas, numéricas e gráficas.
  • Discutir diversas metodologias utilizadas nas atuais ciências.
  • Construir ferramentas informáticas que permitam melhorar a investigação desenvolvida.
  • Planificar atividades experimentais numa lógica investigativa.

Conteúdos:

MÓDULO INICIAL (TEMA I) – Iniciação ao Matlab
1-Introdução ao Matlab
2-Operações e funções elementares
3-Formatos de saída
4-Variáveis numéricas
5-Vectores
6-Gráficos 2D e 3D

(TEMA II) – Cálculo Simbólico
1-Expressões Simbólicas
2-Variáveis Simbólicas
3-Operações em expressões simbólicas
4-Limites
5-Derivadas
8-Derivadas Trigonométricas
9-Máximos e Mínimos de Funções
10-Operações Algébricas Padrão

(TEMA III) – Desenvolvimento De Programas Interactivos
1-Fluxo de Controlo
2-Arquivos-M: Funções e ficheiros de comando
3-Arquivos de Disco
4-Arquivos Entrada / Saída

 

Pesquisas, Mendeley e EndNote

 

Data: 1 abril a 2 maio 2019

Horário: a definir

Local: CFIUTE

Duração: 24 horas

Formadores: Profª. Doutora Ana Gouveia, Profª. Doutora Carla Fonseca, Prof. Doutor Paulo Duarte e Prof. Doutor Ricardo Rodrigues

Objetivos:

Capacitar os formandos com métodos e softwares de pesquisa, arquivo e referenciação de bibliografia.

Conteúdos:

Literatura científica, Pesquisas bibliográficas e Citações/referências(12h)
Software de referenciação e citação – Mendeley e EndNote (12h)

 

 

Metodologias de Investigação Quantitativas

 Inscrição »»

Data limite de inscrição:
30 setembro 2019

Data: outubro 2019 (dias a definir)

Horário: 18:30 às 20:30

Local: CFIUTE - Sala 9

Duração: 10 horas

Formador: Prof. Doutor Nuno Augusto

Objetivos:

  • Compreender as etapas de um processo de investigação de base quantitativa
  • Desenvolver capacidade na construção de instrumentos de pesquisa quantitativa (inquérito por questionário), sua construção e aplicação
  • Conhecer e interpretar os principais cálculos estatísticos em ciências sociais

Conteúdos:

1. Etapas de um processo de investigação hipotético-dedutivo
2. Construção, operacionalização e quantificação de hipóteses
3. Técnicas de amostragem
4. Construção e aplicação de inquéritos por questionário
5. Tipos de variáveis e principais técnicas de análise quantitativa
6. Combinação entre metodologias quantitativas e qualitativas – o método de triangulação

 

Introdução ao Software de Análise Qualitativa “webQDA”

Esgotado

Data: 3 maio 2019

Horário: 14:00-18:00

Local: Sala 7.25 - FCSH

Duração: 4 horas

Formador: Dr. Fábio Freitas

Objetivos:

  • Auxiliar os investigadores a lidar com dados não numéricos e não estruturados em análise qualitativa;
  • Capacitar para a utilização do software de análise qualitativa webQDA;
  • Discutir como o webQDA pode ser usado em diversas metodologias de investigação e conjuntamente com outras ferramentas.

Conteúdos:

  • Compreender as potencialidades dos programas de análise qualitativa;
  • Compreender a estrutura funcional do webQDA;
  • Introduzir dados e criar categorias no webQDA;
  • Categorizar, agrupar, relacionar e questionar dados com o apoio do webQDA;
  • Descrever as potencialidades do webQDA;
  • Utilizar este software para responder às suas questões de investigação de forma criativa e metodologicamente fundamentada.

 

Academic Writing

Inscrição »»

Data limite de inscrição:
30 abril 2019 

Data: 6 a 10 maio 2019

Horário: a definir

Local: a definir

Duração: 20 horas

Formador: Chrysi Rapanta e Fabrizio Macagno

Objetivos:

  • Identifying and applying the persuasive structure of an academic article.
  • Learning and applying the global and detailed (paragraph) structure of an academic article.
  • Familiarizing with the criteria of peer review and how they may affect the quality of an article and its adaptability for publication.
  • Identifying  and  understanding  the  scope  and  structure  of  different  types  of  articles ranging from empirical to theoretical articles (including review articles).
  • Learning the basics of academic project writing.
  • Learning the basic principles of conference presentations

Conteúdos:

The course is interdisciplinary in the sense that it will cover the main aspects of academic writing in the social sciences and humanities. Drawing on good and bad examples of articles in different areas (eg. Philosophy, Education, Communication) we will show what a good article should contain and how contents need to be structured in order for the article to be clear and persuasive. More precisely we will focus on the following topics: a) General structure of an academic article; b) Internal structure of sessions and passage from one session to another; c) Academic citations and ways of referring to others’ works; d) Criteria of evaluation and their application on concrete examples; e) Use of English and  its function as a direct language; f) Reference conventions and APA style; g) Special sessions dedicated to academic project writing to be held in collaboration with the Research Office.

Modules (2 hours each):

Lesson 1:   

  • What is academic writing?
  • Why should we care?
  • What elements can/should we care about when we write academically?
  • What different types of academic writing do exist?
  • Short discussion about students’ disciplinary area, project, learning needs

Lesson 2:  

  • APA style: citations and reference list
  • Tools of academic writing: databases, reference managers

Lesson 3:   

  • Theoretical papers
  • Common fallacies in academic writing

Lesson 4:   

  • Find errors in the structure of a theoretical paper
  • Find errors in the language of a theoretical paper
  • Work on the theoretical part of your own paper

Lesson 5:  

  • General errors
  • Empirical vs theoretical papers
  • Communication pattern
  • General structure of an empirical paper

Lesson 6:  

  • Find errors in the structure of an empirical paper
  • Find errors in the language of an empirical paper
  • Start drafting or re-drafting your own empirical paper

Lesson 7:   

  • Introduction to project writing (Cristina Oliveira from the Research Office)
  • Differences between article and project writing

Lesson 8:   

  • How to cite, who to quote
  • Write a good literature review

Lesson 9:  

  • Intelligent reading of articles
  • Work on drafts

Lesson 10:  

  • Presentations of read articles/papers
  • Work on drafts

 

 

Data da última atualização: 17-04-2019
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.