3. Candidaturas: FLAD Science Award Atlantic 2021

Candidaturas: FLAD Science Award Atlantic 2021

O prémio destina-se a jovens investigadores.

De 01 a 28 de fevereiro de 2021

Fora da UBI

A Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) promove a 2.ª edição do Science Award Atlantic, um prémio destinado a jovens investigadores a trabalhar em Portugal com objetivos de investigação centrados no Atlântico. As candidaturas podem ser feitas entre os dias 1 e 28 de fevereiro.

FLAD Science Award Atlantic 2021

Porquê o Atlântico?
O estudo do Atlântico é decisivo para compreender áreas muito diversas, desde a interação entre os oceanos, a atmosfera e o espaço, às alterações climáticas, fenómenos naturais e sustentabilidade.

Objetivo
• No âmbito de uma forte aposta em Ciência e Tecnologia da FLAD, é importante que esta investigação consiga desenvolver resultados práticos, como a criação de estratégias, engenharia e tecnologias que facilitem a nossa compreensão e exploração sustentável dos ecossistemas Atlânticos.
• Para além disso, a FLAD visa conceder apoio e distinguir investigadores em início de carreira, promovendo assim a nova e promissora geração de investigadores a residir em Portugal, sempre com um elo de colaboração próxima com os principais grupos de investigação nos EUA.

Áreas-chave de investigação
A 2ª edição do FLAD Science Award Atlantic para além de incluir as áreas de engenharia/tecnologia e ambiente/ciências naturais, também passa a contemplar as ciências sociais e humanidades (economia, gestão, geografia e sociologia).
• O futuro impacto das alterações climáticas sobre as populações costeiras na região do Atlântico com a criação de ações de adaptação e mitigação;
• Avaliar o valor do Atlântico em património natural e ecossistemas, nomeadamente no seu contributo para a Economia Azul, recorrendo a análises económicas avançadas e big data;
• Tecnologias para tornar os oceanos saudáveis e limpos;
• Mobilidade e logísticas sustentáveis, no contexto de transformação digital crescente;
• Estratégias ambientais e de transição energética para ilhas e áreas isoladas;
• Novas abordagens no planeamento, observação e gestão do espaço Atlântico: sistemas de satélite de baixo custo, sistemas de sensores avançados, inteligência artificial ou data science;
• Produção de novas tecnologias como robots subaquáticos, navegação não tripulada, comunicações acústicas, sensores e análise de dados.

Prémio e Júri
O FLAD Science Award Atlantic constitui o maior prémio científico a atribuir exclusivamente a cientistas a trabalhar em Portugal, com o valor de 300.000 euros.

Será atribuído após uma análise das candidaturas em duas fases, feita por um júri de excelência composto por três elementos:
• Professor Miguel Miranda, Professor Catedrático na Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa, e presidente do IPMA.
• Professor Pedro Camanho, Professor Catedrático na Faculdade de Engenharia, Universidade do Porto, e presidente do LAETA.
• Professora Elsa Henriques, Professora Associada no Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa, e membro do Conselho Executivo da FLAD.

Perfil dos candidatos
• Doutorado, no máximo há 5 anos;
• Estar associado a um centro de investigação reconhecido pela FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) nas áreas de investigação deste concurso;
• Fazer investigação em Portugal, de forma independente, autónoma e com qualidade científica;
• Ter uma declaração de apoio do centro de investigação a que está associado no plano de investigação;
• Incluir uma interação de investigação com uma entidade norte-americana.

Candidaturas
Os interessados devem apresentar as suas candidaturas através do website da FLAD.

Aviso de Abertura

Data da última atualização: 2021-01-13