3. Conferência “Vacinas: o Bem Social e a Autonomia Individual”

Conferência “Vacinas: o Bem Social e a Autonomia Individual”

Atividade no âmbito do Ciclo de conferências/Debate - Ao Encontro da Sociedade #2 | online | 18h00.

25 de fevereiro de 2021

Fora da UBI

A Academia de Ciências de Lisboa promove mais uma sessão do Ciclo de conferências / Debate - Ao Encontro da Sociedade #2l, dedicado ao tema “Vacinas: o Bem Social e a Autonomia Individual”, no dia 25 de fevereiro (quinta-feira), entre as 18h00 e as 19h30.

A conferência vai ter abertura de Maria Salomé Pais (Academia das Ciências de Lisboa),  e conta com um painel composto por Paula Alves (iBET - Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica), Henrique Barros (Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto) e Maria do Céu Patrão Neves (Universidade dos Açores). A moderação é de Miguel Prudêncio (Academia das Ciências de Lisboa e IMM-UL).

Na Academia Real das Ciências de Lisboa, Bernardino António Gomes e outros fundaram, em 1812, a Instituição Vaccínica, para promover a vacina contra a varíola, que Edward Jenner aplicara pouco mais de uma década antes.

As vacinas ajudaram a erradicar doenças infeciosas fatais e são um dos pilares mais sólidos da medicina preventiva.

Pelos seus benefícios para a saúde pública, adquiriram uma grande popularidade, contestada nas últimas décadas, com base em estudos comprovadamente falsos, mas que tiveram grande repercussão mediática, com efeitos negativos na aceitação dos planos de vacinação.

A disseminação da SARS-CoV 2 faz centrar na vacinação a melhor expetativa para suster a pandemia, e retoma a reflexão sobre os valores que a sua administração põe em confronto: a liberdade e a autonomia individuais e o benefício coletivo na promoção da saúde como um bem público global.

O acesso é livre, mas sujeito a inscrição aqui

A sessão será transmitida também através do canal de YouTube da Academia das Ciências.

Data da última atualização: 2021-01-14