3. European Youth Seminar »» Open Call para estudantes de CPRI

European Youth Seminar »» Open Call para estudantes de CPRI

Convite à submissão de propostas decorre entre 22 de fevereiro e 19 de março. Limite máximo de 20 participantes.

De 18 a 19 de março de 2021

O 1.º Ciclo/Licenciatura em Ciência Política e Relações Internacionais (CPRI) da Universidade da Beira Interior (UBI), no âmbito das suas unidades curriculares “Instituições Políticas da União Europeia” e “Geopolítica e Estratégia”, viu aprovada a participação num European Youth Seminar do Parlamento Europeu.  O seminário terá lugar dia 8 de abril (quinta-feira), entre as 9h00 e as 11h00, através da plataforma Zoom. Será ministrado em inglês, está limitado a 20 participantes e terá o seguinte programa:

10h00 - 10h30 | Opening session

Welcome & introduction to the European Parliament

10h30 - 11h15 | Idea Labs in breakout rooms

Group splits into three sub-groups and works on a specific topic

11h15 - 12h00 | Closing session and interactive discussion with Member of European Parliament

Groups present proposals

O objetivo do “work lab” é encontrar soluções e respostas para cada uma das possíveis questões a serem colocadas, através da apresentação de propostas concretas com impacto no quotidiano dos cidadãos e que sejam passíveis de implementação através de políticas comunitárias. Os resultados destas sessões serão apresentados a um membro do Parlamento Europeu na sessão de encerramento.

Dado o público-alvo e a limitação do número de inscrições, convida-se os estudantes de CPRI da UBI que pretendam participar a redigirem um texto de reflexão no qual seja apresentada a indicação de um problema europeu, acompanhado de uma sugestão de uma política europeu a ser implementada nos próximos anos para dar resposta a essa temática. O formato e entrega da reflexão escrita deve obedecer às seguintes regras:  Fonte Times New Roman; Tamanho 12; Espaçamento 1.5 linhas; até 4500 caracteres, incluindo título, eventual subtítulo e notas de rodapé e excluindo espaços; Ficheiro PDF; Nome do documento “nome do discente e número de estudante da UBI” (exemplo: Hugo Ferrinho Lopes, 29027). O envio do texto de reflexão deve ser feito até às 23H59 do dia 19 de março, para hugo.f.lopes@ubi.pt O não cumprimento do formato atrás referido implica a automática exclusão.

Calendário:

• 22 de fevereiro: abertura da receção de propostas
  • 19 de março: término do prazo de envio de propostas
  • 28 de março: divulgação dos resultados

Critérios de avaliação:

• Arco textual: 10%;
  • Rigor concetual: 30%
  • Sequência e estruturação lógica: 15%
  • Aplicabilidade prática: 25%
  • Fundamentação e capacidade crítica: 20%

Júri:

• Hugo Ferrinho Lopes