3. Bolsa de Investigação para Licenciado na área de Engenharia Informática

Bolsa de Investigação para Licenciado na área de Engenharia Informática

De 04 a 30 de outubro de 2021

Bolsas - UBI

Encontra‐se aberto concurso para a atribuição de 1 (uma) Bolsa de Investigação para Licenciado (BI), no âmbito do Projeto de Investigação intitulado Project titled within the Research “monitorização Virtual de Multidões em Cidades Inteligentes” – MOVES - PTDC/EEI-AUT/28918/2017 - POCI-01-0145-FEDER-028918, financiado pelo Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) na sua componente de Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), e pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), na sua componente de fundos nacionais, a decorrer no Departamento de Informática da Universidade da Beira Interior, nas seguintes condições:

Área Científica:
Engenharia Informática

Objetivo da atividade:
Desenvolvimento de atividades de investigação, desenvolvimento e inovação no Projeto MOVES, nomeadamente em novas metodologias inteligentes para deteção de eventos perigosos em posts sociais.

Requisitos de admissão e contratação:

• Ser titular do grau académico de Licenciatura na área científica de Engenharia Informática ou áreas afins e que reúna condições para estar inscrito num ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre em Engenharia Informática (ou em curso não conferente de grau académico).
  • Ter bom conhecimento e experiência comprovada no contexto do Processamento de Linguagem Natural, em alternativa Inteligência Artificial / Inteligência Computacional, comprovando esse conhecimento através da aprovação letiva a unidades curriculares relacionadas como Processamento de Linguagem Natural, em alternativa Inteligência Artificial / Inteligência Computacional, comprovando a experiência em trabalhos já realizados no contexto de investigação e desenvolvimento;
  • Ter a capacidade de se expressar em português e, ou, em inglês a um nível considerado muito elevado (nível mínimo C2, segundo o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas, em ambas as línguas).

A prova de inscrição no 2º ciclo de Estudos deve ser efetuada, obrigatoriamente, até à contratualização da bolsa.

Plano de trabalho:

• Revisão do estado da arte, escrita e submissão de um survey sobre a deteção e tracking de eventos extremistas e perigosos em redes sociais – 1º e 2º Mês;
  • Conceptualização de uma nova metodologia inteligente e não supervisionada para a deteção e tracking de eventos extremistas e perigosos em redes sociais – 3º e 4º Mês;
  • Desenvolvimento experimental - 5º Mês;
  • Escrita da tese de mestrado – 5º e 6º Mês;
  • Exploração e disseminação – toda a duração da bolsa de investigação.

Mais informação:

Aviso de Abertura