Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Eventos
  3. Debate sobre o livro “Emancipar o Mundo – Teoria Crítica e Relações Internacionais”

Debate sobre o livro “Emancipar o Mundo – Teoria Crítica e Relações Internacionais”

Anfiteatro 7.20 | 15h00.

  29 de novembro de 2021  

José Manuel Pureza, Marcos Farias Ferreira e Sofia Santos são os oradores do debate sobre o livro “Emancipar o Mundo – Teoria Crítica e Relações Internacionais” a ter lugar dia 29 de novembro, às 15h00, no Anfiteatro 7.20 da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade da Beira Interior (UBI).
O evento, organizado no âmbito do 1.º Ciclo/Licenciatura em Ciência Política e Relações Internacionais da UBI, terá a moderação de Bruno Costa, Diretor do Curso e é de entrada livre, porém limitada à lotação do espaço.


Sobre “Emancipar o Mundo – Teoria Crítica e Relações Internacionais” (Orgs.: José Manuel Pureza e Marcos Farias Ferreira; Editora Almedina; Coleção CES)
Quando passam 100 anos sobre a autonomização da disciplina de Relações Internacionais, este livro dá voz a uma leitura do mundo inconformada com as relações de poder que o habitam e com a teoria que as legitima.
São muito diferentes entre si as perspetivas alternativas à ortodoxia teórica em Relações Internacionais. Dessas várias alternativas, a que congrega os estudos incluídos neste livro é a que coloca no centro da análise das relações internacionais a tensão entre dominação e emancipação. É isso que define a Teoria Crítica em todo o campo das ciências sociais. Assim também nas Relações Internacionais. A dominação política, a exploração económica, a racialização, a injustiça ambiental, a colonialidade e o patriarcado são expressões de uma mesma conceção de mundo. Este livro analisa-as e compromete-se com a sua transformação.


Fonte: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.

Data última atualização: 2021-10-27

Data da última atualização: 2021-10-27
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.