3. Conferência de Abertura do ano lectivo 2008/2009 do Curso de Ciência Política e Relações Internacionais

12 de Novembro, no Anfiteatro Padre António Videira Pires (Ernesto Cruz).

12 de novembro de 2008

No próximo dia 12 de Novembro, realizar-se-á a Conferência de Abertura do ano lectivo 2008/2009 do Curso de Ciência Política e Relações Internacionais da Universidade da Beira Interior. Terá lugar no Anfiteatro Padre António Videira Pires, no pólo Ernesto Cruz (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas) e está subordinada ao tema "Crise financeira, economias emergentes e desenvolvimento internacional". Os oradores serão Antonio Santamaría, Professor da Universidade Autónoma de Madrid, e Manuel Ennes Ferreira, Professor do Instituto de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa. Antonio Santamaría tem uma vasta obra dedicada às questões do desenvolvimento e do subdesenvolvimento em áfrica, dos modelos de integração económica e de políticas agrárias. Manuel Ennes Ferreira, para além das actividades docentes no ISEG, é "think tank" do Grupo áfrica do Instituto Português de Relações Internacionais e colunista do jornal Expresso, tendo obra publicada sobre questões económicas em áfrica e, também, sobre relações económicas internacionais.

A moderação do evento estará a cargo de José Carlos Venâncio, Professor Catedrático do Departamento de Sociologia da Universidade da Beira Interior.

Pretende-se que seja um espaço aberto à participação não só dos alunos e docentes do Curso de Ciência Política e Relações Internacionais, mas também de alunos, investigadores e docentes de outros cursos da UBI e da sociedade civil. As comunicações e o debate visam compreender as dinâmicas actuais da economia internacional, as diversas problemáticas do desenvolvimento internacional e o espaço reservado às economias emergentes, temas contextualizados no actual momento em que se agudiza uma crise financeira a nível global.

Ver cartaz Ficheiro PDF

•   UBI