Conteúdo / Main content
Menu Rodapé
  1. Início
  2. Eventos
  3. Município de Penacova promove a VI edição do Prémio de Pintura Martins da Costa

Município de Penacova promove a VI edição do Prémio de Pintura Martins da Costa

EVENTO:

  De 06 de maio a 07 de julho de 2022

  Fora da UBI

  Importar iCal

Partilha

Incentivar e premiar a criatividade na área da pintura e desenho é o objetivo do prémio de pintura que evoca a vida e obra de João Martins da Costa e que está a ser promovido pelo Município de Penacova.

Aberto a alunos de todos os graus de ensino e ao público em geral, o concurso tem como temas obrigatórios o “Vale do Mondego e Penacova” ou “Vida e Obra do Pintor Martins da Costa”.

Martins da Costa nasceu em Coimbra, estudou pintura na Escola de Belas Artes do Porto, viajou por cidades como Florença, Porto, Londres e viveu parte da sua vida em Penacova, onde construiu a sua casa-atelier, na Costa do Sol, de frente para o vale do Mondego, localizada no Centro Histórico de Penacova.

Pintou Penacova de vários ângulos, contribuindo para divulgar as paisagens únicas desta vila. Entre 1975 e 1991, Martins da Costa foi professor na Escola Secundária de Penacova e colaborou com várias instituições locais.

Este ano e pela primeira vez, o prémio de pintura Martins da Costa é alargado a alunos do ensino superior artístico, ensino secundário, curso de Artes Visuais, alunos do 3.º Ciclo (7º, 8º e 9º anos), artistas plásticos e público em geral.

Os prémios monetários são atribuídos segundo os vários escalões e o vencedor recebe um prémio no valor de setecentos e cinquenta euros. Todos os escalões recebem ainda o livro “Contos Vividos – Martins da Costa”, obra que retrata o percurso artístico do pintor.

As obras a concurso devem ser entregues na Biblioteca Municipal de Penacova até 7 de julho de 2022.

Ver Regulamento

Data da última atualização: 2022-05-06
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.