3. Curso “Modelos de Equações Estruturais Baseadas na Variância - Partial Least Squares (PLS)”

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas | 15h00

De 19 a 20 de julho de 2022

O Núcleo de Estudos em Ciências Empresariais da Universidade da Beira Interior (NECE-UBI) promove, nos dias 19 e 20 de julho, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, o curso “Modelos de Equações Estruturais Baseadas na Variância - Partial Least Squares (PLS)”.

O Curso destina-se a estudantes de mestrado e doutoramento, investigadores e professores que queiram abordar o uso desta técnica e tem como objetivo desenvolver, de forma introdutória, a técnica de PLS, fornecendo aos participantes a base para uma aplicação rigorosa da técnica, ao mesmo tempo que oferece os conhecimentos e competências para aplicar os últimos avanços na modelação com PLS-SEM (construções multidimensionais, análise de moderação e mediação, e análise de previsão).

Formadores:

José Luis Roldán e Gabriel Cepeda, Professores da Universidade de Sevilha. Pioneiros na utilização de PLS em Espanha, têm realizado, desde 2002, mais de 70 cursos sobre PLS em Espanha, Portugal e América Latina.

Conteúdos Programáticos:

· Modelos de Equações Estruturais (Structural Equation Models – SEM);

· Partial Least Squares (PLS);

· Modelação com PLS;

· Modelos de medida;

· Taxonomia PLS: PLS and Consistent PLS (PLSc);

· Algoritmo básico;

· Fatores empíricos a considerer;

· PLS-SEM software;

· Processo sistemático para aplicação de PLS-SEM;

· Avaliação de modelos PLS.

Software:

SmartPLS. Aos participantes no curso será facultada uma licença para utilização individual prolongada (3 meses).

Material necessário para a realização do curso:

Computador portátil pessoal;

Software SmartPLS previamente instalado - Link para download do software SmartPLS

Idioma de instrução: Espanhol

Documentação:

Aos presentes no curso, será facultado um dossier de 300 páginas em espanhol. Será também facultada uma bibliografia de mais de 300 artigos e capítulos de livros (em formato PDF). Esta bibliografia inclui trabalhos introdutórios e aprofundados sobre a técnica PLS. Serão fornecidas bases de dados com exemplos de aplicação.

Datas de realização, horário e duração:

1.ª sessão: 19 de julho, das 15h00 às 20h00 (5 horas);

2.ª sessão: 20 de julho, das 09h00 às 14h00 (5 horas).

Limite de participantes: 30

Datas para inscrição e preçário: Inscrição

Até 30 de junho:

Preço base = € 200

Investigad@r NECE ou Estudante = € 150

Estudante NECE = € 100

A partir de 1 de julho até 10 de julho:

Preço base = € 250

Investigad@r NECE ou Estudante = € 200

Estudante NECE = € 150

Contacto: nece.gestao@ubi.pt

Notas:

*A plataforma de inscrição emite, após pagamento do respetivo valor, a fatura com os dados inseridos pelo/a participante. Este/a tem de verificar atentamente tais dados, em especial o NIF a constar. Não serão emitidas novas faturas devido ao incorreto preenchimento dos dados;

**Não serão aceites alterações nem cancelamentos após a inscrição concluída e o pagamento efetuado;

***Em caso de não participação no curso, o valor da inscrição não será devolvido, nem será gerado crédito para outros eventos;

****No caso dos estudantes, será posteriormente solicitado um comprovativo de matrícula/inscrição.

*****Após a data limite de inscrição, serão enviadas informações adicionais aos participantes.

Data da última atualização: 2022-06-02