3. Apresentação do livro “A Contingência Europeia” de António Covas

Apresentação do livro “A Contingência Europeia” de António Covas

No Espaço WorkIn@FCSH, às 14h30.

06 de fevereiro de 2017

A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade da Beira Interior acolhe, no dia 6 de fevereiro, pela 14H30, a apresentação do livro “A Contingência Europeia – As linhas de fractura e a transição para a União Política” de António Covas, professor catedrático da Universidade do Algarve. A apresentação do livro caberá a José Ramos Pires Manso, docente aposentado do Departamento de Gestão e Economia (DGE) da UBI.

António Covas é doutorado em Assuntos Europeus pela Universidade de Bruxelas e autor de várias obras sobre a temática europeia como “A Revisão do Tratado de União Europeia” (1996), “Portugal e a Constituição Europeia” (2003), “União Europeia, os Bens Comuns da Futura Federação Europeia” (2013), entre outros.

O evento, de entrada livre e a decorrer no Espaço WorkIn@FCSH (antigo cybercentro), é organizado pelo DGE-UBI.

Sinopse:

A Contingência Europeia – As linhas de fractura e a transição para a União Política (Edições Sílabo)

“A contingência e o risco global no seio da União Europeia adensam-se. A história e a geografia voltam a estar frente a frente. A qualquer momento pode eclodir um facto grave e precipitar uma crise de consequências imprevisíveis. Como antes, factores externos determinaram e determinam os grandes momentos do projecto europeu. Actualmente as linhas de tensão abundam: a crise dos refugiados, os estados falhados do Médio Oriente e do norte de África, o problema russo-ucraniano, as implicações do Tratado Transatlântico, a guerra do petróleo, o terrorismo internacional, são, entre outras, algumas realidades fracturantes que pairam no horizonte e que o autor, num primeiro fôlego aborda e discute. Tantos são os riscos globais identificados que, segundo o autor, a formação de uma pode ser a fonte de relegitimação política que se impõe e faz falta à União Política Europeia. (…)”.

Fonte: Departamento de Gestão e Economia e Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.

Data da última atualização: 2017-01-27