3. Aula-Aberta “A infatigável discórdia das emoções: aspetos conceptuais e metodológicos”

David Guedes (Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa) dinamiza a sessão no Anfiteatro 7.22, a partir das 14h15.

03 de maio de 2017

David Guedes, mestre em Psicologia Clínica e da Saúde pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, ministra a Aula-Aberta “A infatigável discórdia das emoções: aspetos conceptuais e metodológicos” na quarta-feira, dia 3 de maio, das 14h15 às 16h00, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UBI (anfiteatro 7.22).

David Guedes, com diversos trabalhos (investigação/trabalhos científicos, workshops, conferências) desenvolvidos no âmbito da psicologia das emoções, é também membro da comissão científica da exposição itinerante “Experimentar Emoções”, comissariada pela delegação regional Sul da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP).

Esta aula é promovida no âmbito das unidades curriculares “Psicologia das Emoções” e “Psicologia da Educação” do 1.º Ciclo/Licenciatura em Psicologia do Departamento de Psicologia e Educação.

Resumo da Aula-Aberta:
“A ciência afetiva é uma promissora área de desenvolvimento e, todavia, podem considerar-se irresolutas algumas das questões fundamentais quanto à sua natureza e definição. Para além da superfície do debate teórico, encontram-se questões de ordem ontológica e epistemológica mais antigas que a “emoção”. A complexidade da vivência emocional coloca importantes desafios no plano conceptual e cujas implicações no plano metodológico importa apreciar. É, assim, perante um contexto de "infatigável discórdia" que nos propomos a considerar algumas das incompatibilidades essenciais entre o reconhecimento crescente do caráter complexo das emoções e a rudimentaridade dos instrumentos que a ciência psicológica dispõe para as avaliar”.

Fonte: Departamento de Psicologia e Educação e Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.

Data da última atualização: 2017-04-27