Menu Conteúdo Rodapé
  1. Início
  2. Eventos
  3. Fotógrafo sírio em master class e conferência da UBI

Fotógrafo sírio em master class e conferência da UBI

Issa Touma, natural de Aleppo, vai estar na UBI, para três eventos científicos.

  Faculdade de Artes e Letras

  De 22 a 27 de maio de 2017  

  UBI

O fotógrafo sírio da cidade de Aleppo vai estar na Universidade da Beira Interior (UBI), integrado numa estadia de curta duração no âmbito do Programa Erasmus+, durante a qual participa em duas atividades na Faculdade de Artes e Letras.

Nos dias 24 e 25 de maio (quarta e quinta-feira) dá uma masterclass intitulada “ Documentando Identidade e Resistência: Aleppo - um caso de estudo”. As sessões têm lugar entre as 14h00 e as 17h00, no Anfiteatro da Parada.

Na tarde de 25 de maio, às 18h00, no Anfiteatro da Parada, decorre a Sessão de Cinema com o realizador, onde serão exibidos “9 Days – From My Window in Aleppo” e “Greetings from Aleppo”.

Durante a sua estadia na UBI, que acontece entre os dias 22 e 27 de maio, Issa Touma participará também na Conferência Memória e Identidade sobre Condição Mediática II com a comunicação Regresso a Aleppo. Realiza-se na Sala dos Conselhos da Faculdade de Artes e Letras, a partir das 9h00.

Perfil
Issa Touma é um fotógrafo e curador originário da cidade de Aleppo, Sírio. O seu trabalho fotográfico pode ser encontrado em coleções internacionais, incluindo Victoria&Albert Museum, London.

Sentindo-se isolado no seu país, da comunidade artística internacional, Touma abriu a galeria Black and White, a primeira galeria fotográfica no Médio Oriente, em 1992. A seguir ao seu encerramento em 1996, Touma fundou Le Pont, uma associação artística independente e galeria que promove a liberdade de expressão e estimula a cena artística local através de eventos internacionais. Em 1997 lançou o International Photography Festival Aleppo, que apesar dos horrores e incertezas do conflito continua a ser realizado todos os anos.

Durante os anos de 2015 e 2016 Issa Touma obteve estatuto de refugiado na Europa e o seu filme 9 Days from my window in Aleppo ganhou um prémio do European Film Award para Best Short Film e abriu duas exposições fotográficas: Lost Cities e Women We Have Not Lost Yet.

Todos estes projetos contam as histórias daqueles que viveram e vivem a crise na Síria.

Mais informação
Master Class Documentando Identidade e Resistência: Aleppo - um caso de estudo
Conferência Memória e Identidade sobre Condição Mediática II

Data última atualização: 2017-05-17

Partilhar

 

Data da última atualização: 2017-05-17
As cookies utilizadas neste sítio web não recolhem informação pessoal que permitam a sua identificação. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.