3. Junta de Freguesia de Casegas e Ourondo homenageia Arnaldo Saraiva

Junta de Freguesia de Casegas e Ourondo homenageia Arnaldo Saraiva

Sessão vai analisar trabalho do académico natural desta freguesia do concelho da Covilhã.

16 de setembro de 2017

Fora da UBI

A Junta de Freguesia de Casegas e Ourondo e a população de Casegas, vão homenagear Arnaldo Saraiva, Professor emérito da Universidade do Porto e sócio correspondente da Academia Brasileira das Letras, nascido em Casegas em 1939. A homenagem deve-se ao seu mérito académico e pelo reconhecido trabalho como investigador científico e literário, ensaísta, cronista e poeta.

A sessão de abertura terá lugar às 14h30, no largo junto à sede da Junta, onde será inaugurado um “memorial” a lembrar a vida e a obra de Arnaldo Saraiva. Todas as restantes cerimónias irão realizar-se no salão do Centro de Cooperação Familiar, instituição fundada por outro caseguense, o Padre Joaquim Alves Brás.

Programa | 16h00
- Professor Doutor Carlos Nogueira (Universidade do Porto)
A obra de Arnaldo Saraiva.

- Professor Doutor José Carlos Seabra Pereira (Universidade de Coimbra)
Um modo mais moderno de erudição.

- Professora Doutora Cristina Costa Vieira (Universidade da Beira Interior)
Contributo de Arnaldo Saraiva no conhecimento e valorização da literatura brasileira em Portugal.

- Professor Doutor Paulo Osório (Universidade da Beira Interior)
Arnaldo Saraiva e a Noção de Texto: «(...) toda a nossa vida é tecida por textos».

- Dr. Fernando Paulouro Neves (jornalista e escritor)
Arnaldo Saraiva e a Fidelidade à Terra.

•   UBI

Data da última atualização: 2017-09-10