3. Procura de vida extraterrestre na abertura da Academia Júnior de Ciência

Procura de vida extraterrestre na abertura da Academia Júnior de Ciência

O Anfiteatro 6.1 da Faculdade de Ciência recebe às 16h00 a palestra que vai falar da procura de vida extraterrestre.

13 de outubro de 2017

Rui Agostinho, docente da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, é o convidado da conferência que se realiza no dia de abertura da Academia Júnior de Ciência, na sexta-feira, 13 de outubro. Aberta a toda a comunidade, a palestra tem como título “Equação de Drake e a quantidade de Civilizações Extraterrestres Inteligentes na Galáxia”.

A partir das 16h00, no Anfiteatro 6.1, Rui Agostinho convida os participantes para uma viagem pela equação da autoria de Frank Drake, que se propôs encontrar formas de vida no Universo, em especial na Via Láctea.

Tudo começou em 1960, quando a comunidade astronómica americana se reuniu em Green Bank, no estado de West Virgínia, num encontro que serviu para criar as fundações da busca de civilizações extraterrestres, entre os quais o programa SETI, e lançar a pesquisa científica sistemática sobre a origem, formação e evolução de vida no universo. O contributo do astrónomo Frank Drake viria a ficar famoso pois concebeu uma pequena e simples equação que pudesse estimar, de modo aceitável, quantas civilizações existiriam presentemente na nossa galáxia, o que seria um estímulo e também justificaria as despesas de um programa com credibilidade científica, na busca sistemática destas. Frank Drake concluiu que pelo menos deveriam existir 10.

A conferência servirá para apresentar a envolvente da equação de Drake assim como o que se conhece melhor em cada termo da equação.

Podem assistir todos os interessados no tema, incluindo professores e alunos das escolas envolvidas na Academia Júnior de Ciência, ainda que não façam parte do grupo selecionado.

Data da última atualização: 2017-10-13