3. Instalação audiovisual “Cápsulas de Luz” para ver na Covilhã

Instalação audiovisual “Cápsulas de Luz” para ver na Covilhã

Trabalho de Maria João Almeida resultou do Mestrado em Cinema, na UBI.

De 13 a 15 de dezembro de 2017

A instalação audiovisual “Cápsulas de Luz”, de Maria João Almeida, é apresentada na Covilhã, Universidade da Beira Interior e Tinturaria Galeria de Exposições, até a 15 de dezembro. Trata-se de um trabalho que foi o projeto final da autora, para conclusão do Mestrado em Cinema, na Universidade da Beira Interior, com orientação do docente da Faculdade de Artes e Letras, Luís Nogueira.

Esta instalação compõe-se de um tríptico de lugares como o Mosteiro da Batalha, Parque de Serralves e Aldeia da Luz, através de diversas peças em formato vídeo para projeção a grande escala.

Cada peça é  um filme em plano-sequência fixo, sem qualquer montagem nem tratamento de cor. Daí o nome “Cápsulas de Luz”: Luz é a origem do Cinema, sem luz não existe captação de imagem, nem projeção; Cápsulas, por cada peça conter um espaço-tempo único, filmado de uma vez num tempo que não se repete, só na sua projeção. A duração total da instalação é de aproximadamente 2 horas e 30 minutos. Cada peça tem uma duração variável entre 4 minutos e 12 minutos.

A luz e a sombra apresentam-se como a mise en scène deste trabalho, que se pretende que seja uma experiência imersiva, de índole contemplativa, acerca do tempo, espaço e movimento: cinema em cápsulas. Esta exibição conta com a especial composição sonora de dois músicos portugueses, Fabrício Cordeiro (Leiria) e Ricardo Remédio (Lisboa).

“Cápsulas de Luz” contou com o apoio financeiro da Universidade da Beira Interior e do ICA - Instituto do Cinema e Audiovisual, bem como, o apoio de Serralves, Mosteiro da Batalha, Junta de Freguesia da Luz, no concelho de Mourão, sendo  parte das Residências Artísticas 2017 no Museu da Luz.

A produção teve estreia mundial em Skopje, na Cinemateca da Macedónia, a 18 de Novembro, no 3rd ETNOFF Film Festival.

Site oficial

•   UBI